10/03/2024 às 17h34min - Atualizada em 10/03/2024 às 17h34min

Óbidos sedia ações da campanha nacional ‘março azul’ de prevenção ao câncer colorretal

Até o próximo fim de semana, a população contará com atendimentos dos melhores especialistas do Brasil; mais de 400 consultas e exames serão realizados

Por: Marcos Cantuário
Ascom/PMO, com informações da Campanha Março Azul

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Prevenção do câncer


ÓBIDOS - O município de Óbidos, localizado no Oeste do Pará, distante cerca de 781.2 km da capital, Belém, transformou-se neste domingo (10), na capital nacional da campanha “Março Azul”, que alerta para os riscos do câncer colorretal.

 
Realizada pela Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED) e suas Unidades Estaduais; Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP) e a Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG), a campanha busca conscientizar profissionais de saúde, gestores e decisores políticos e pacientes sobre a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do tratamento adequado do câncer de intestino, visando diminuir sua incidência no Brasil. A iniciativa também conta com o apoio institucional da Associação Médica Brasileira (AMB) e do Conselho Federal de Medicina (CFM).


 
As ações no município obidense contam com o apoio da ONG Zoé, Hospital Santa Casa de Misericórdia de Óbidos e Prefeitura Municipal de Óbidos. Nesta edição serão realizados mais de 400 exames e consultas com os melhores especialistas do Brasil, uma média de 80 atendimentos diários.
 
O presidente da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva, Herbert Toledo, destacou o objetivo da ação, e das dificuldades do acesso a esse tipo de atendimento na região amazônica.
 
“Óbidos foi escolhida entre as mais de 5.600 cidades brasileiras para ser a capital da prevenção do câncer intestinal pelas três sociedades brasileiras. O objetivo principal é tentar encontrar lesões numa fase ainda precoce, ou seja, quando o câncer ainda não se formou propriamente dito. Sabemos que o acesso a esse tipo de atendimento na região é muito mais difícil e salvar vidas é a nossa meta. É disso que a gente se orgulha muito, e tenho certeza que a gente vai voltar de Óbidos para nossas casas, sentindo que fizemos alguma coisa diferente”, pontuou Herbet.


 
Campanha 2024
Em 2024, a campanha “Março Azul” apresenta o seguinte lema – “Médico e paciente: uma parceria que salva vidas! Juntos na prevenção do câncer de intestino”. A doença representa uma das principais causas de morte por câncer no Brasil, afetando anualmente milhares de famílias. Embora seja prevenível por meio de métodos diagnósticos acessíveis, como o teste de sangue oculto nas fezes e a colonoscopia, a doença permanece como grande desafio para o sistema de saúde brasileiro.
 
Primeiro dia
No primeiro dia dos atendimentos em Óbidos, cerca de 68 exames e consultas foram realizados no Hospital Santa Casa de Misericórdia, desde as primeiras horas da manhã de domingo. Para chegar a esta última fase – de exames e consultas, os pacientes já participaram de duas etapas anteriores, onde foram realizados o cadastro inicial e o exame de sangue oculto nas fezes. Uma iniciativa que salva vidas e gera bem-estar na população, como ressalta a obidense Madalena Ramos, que acompanhou seu esposo no atendimento.
 
“Agrademos a gestão municipal, por trazer esses atendimentos para a nossa cidade. Eu nunca tinha visto em Óbidos, acontecer uma campanha dessa. Com certeza, isso veio para nos ajudar e todos aqueles que fizeram ou ainda farão o exame de colonoscopia sairão felizes pelo resultado positivo para sua saúde e seu bem-estar”, agradeceu.


 
Apoio e atendimentos
A Prefeitura de Óbidos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), compreendendo a importância da prevenção e do cuidado com a saúde da população está destinando mais de 150 profissionais do município para auxiliar nas três fases da campanha, entre agentes comunitários de saúde, enfermeiros, técnicos de enfermagem e equipe de logística.
 
A secretária de saúde, Selma Caetano, enfatizou a importância do apoio da gestão municipal para a promoção da saúde pública e a escolha de Óbidos para receber a campanha nacional das sociedades brasileiras.
 
“Com a vinda desses médicos especialistas, com todo esse suporte da gestão municipal, fará com que as pessoas recebam este serviço aqui mesmo, que a espera não seja tão longa - quanto seria se fosse pelo SUS - e sem ter o desconforto de estar se deslocando para outra cidade. É uma oportunidade de grande relevância que nos deixa muito felizes, enquanto governo, pois, é mais saúde e mais prevenção para nossa população”, ressaltou a secretária.
 
Os atendimentos de consultas e exames de colonoscopia estão sendo realizados na ala principal do Hospital Santa Casa de Misericórdia; e os atendimentos com o médico especialista de gastroenterologia e exames de endoscopia, serão realizados no Barco Hospital Papa Francisco, a partir de terça-feira (12). Ambos os atendimentos são para consultas pré-agendadas.


 
Prevenção
Atualmente, cerca de 85% dos casos de câncer de intestino são diagnosticados em fase avançada, o que aumenta os custos com o atendimento de saúde – cirurgias, quimioterapia, radioterapia – e diminui as chances de cura para um dos tumores malignos mais frequentes e fatais no país.

O tumor intestinal pode ser influenciado por diversos fatores de risco, incluindo histórico familiar de câncer, sobrepeso ou obesidade, idade igual ou superior a 50 anos, uma dieta rica em alimentos processados e carne vermelha, tabagismo, consumo excessivo de bebidas alcoólicas, e a presença de doenças inflamatórias intestinais, como retocolite ulcerativa e doença de Crohn.

A prevenção do câncer de intestino está fortemente ligada a um estilo de vida saudável, que inclui a prática regular de exercícios físicos, manutenção do peso ideal, abstenção do tabagismo e consumo moderado de bebidas alcoólicas. Além disso, é recomendável adotar uma dieta rica em verduras, frutas, legumes, farelos e cereais integrais, beber cerca de 2 litros de água por dia e limitar o consumo de carne vermelha e alimentos ultraprocessados e embutidos.



Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp