24/02/2024 às 14h17min - Atualizada em 24/02/2024 às 14h17min

Dia da conquista do Voto Feminino: Uma luta muito além de um gênero

Conquista completa 92 anos, mas homens ainda são maioria nas casas legislativas

Por: Bruno Ferreira

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Dia da conquista do Voto Feminino

ÓBIDOS - No dia 24 de fevereiro de 1932, um marco histórico foi alcançado para as mulheres em todo o mundo. Neste dia, o Brasil promulgou a lei que concedia o direito ao voto feminino, tornando-se um dos primeiros países da América Latina a fazê-lo.
 

A conquista do voto feminino foi o resultado de décadas de luta e protesto das mulheres brasileiras. Desde o final do século XIX, as feministas e sufragistas vinham reivindicando igualdade de direitos e o direito ao voto. No entanto, as leis da época excluíam as mulheres do processo democrático, impedindo-as de participar ativamente da vida política do país.
 
Foi somente em 1932, durante o governo provisório de Getúlio Vargas, que a lei que concedia o voto feminino foi finalmente aprovada. A mudança representou um avanço significativo na luta das mulheres por igualdade de direitos e reconhecimento de sua participação na sociedade.
 
A conquista do voto feminino teve um impacto profundo na vida das brasileiras. Pela primeira vez, as mulheres puderam expressar suas opiniões e influenciar decisões políticas por meio do voto. Além disso, o direito ao voto abriu caminho para que as mulheres buscassem maior representatividade na política e em outros campos da sociedade.


 
Ao longo dos anos, as mulheres têm desempenhado um papel cada vez mais ativo na política brasileira, ocupando cargos de destaque e lutando por causas importantes. No entanto, a luta pela igualdade de gênero ainda continua, e o dia da conquista do voto feminino serve como um lembrete da importância de se manter o compromisso com a igualdade de direitos para todos.
 
Em comemoração ao dia da conquista do voto feminino, é importante reconhecer e celebrar as mulheres que lutaram corajosamente por essa conquista, bem como as que continuam a lutar por um mundo mais justo e igualitário. A data também nos lembra da importância de valorizar a participação das mulheres na política e em todos os aspectos da sociedade.
 
A equipe do Portal Obidense deixa aqui firmado o seu compromisso com toda a classe feminina em todos os âmbitos e enaltece essa grande conquista das mulheres que sempre foram base da nossa sociedade.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp