07/02/2024 às 15h02min - Atualizada em 07/02/2024 às 15h02min

Chuva de sangue pode atingir o Reino Unido; entenda

Serviço nacional de meteorologia britânico apontou explicações

Da Redação
Pleno News

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Chuva vermelha deve ocorrer no Reino Unido Foto: Reprodução/Print de vídeo YouTube Canal History Brasil

 

REINO UNIDO - Nesta semana, um fenômeno chamado de chuva de sangue pode atingir o Reino Unido, conforme apontaram previsões meteorológicas. Nesse caso, a chuva apresenta uma cor avermelhada e, quando seca, deixa uma camada fina de poeira da mesma cor. As informações são da BBC.

O termo chuva de sangue é usado para a precipitação que transporta partículas de areia dos desertos.

O serviço nacional de meteorologia britânico Met Office disse que tempestades no deserto do Saara frequentemente agitam uma poeira que é transportada em direção ao Reino Unido. O deserto fica a mais de 3 mil quilômetros de distância.

Segundo o meteorologista da Met Office, Marco Petagna, o fenômeno vai acontecer após recentes tempestades de poeira no norte do continente africano.

– A poeira saariana está sendo transportada para o norte e vai afetar o Reino Unido nos próximos dias, após as recentes tempestades de poeira no norte da África – falou.

A chuva e a poeira que restam após o fenômeno também podem apresentar outras cores, conforme explicou o especialista em clima Philip Eden.

– As diferentes cores de areia no Saara fazem com que a chuva e a camada que ela deixa variem em cor. Pode ter uma tonalidade avermelhada, mas é bastante raro. É mais provável que seja de cor areia ou marrom. Não é tão espetacular quanto parece – disse.

De acordo com especialistas, a chuva de sangue ocorre algumas vezes por ano no Reino Unido. O fenômeno é mais comum no sul do continente europeu, atingindo a Espanha e o sul da França. No entanto, também pode ocorrer na Escandinávia, que fica ainda mais longe que o Reino Unido.

Em 2001, um registro da chuva de sangue em Kerala, no sul da Índia, chamou a atenção de muitas pessoas durante a temporada de monções. Na época, chuvas vermelhas caíram de forma intensa durante várias semanas, com uma cor forte a ponto de manchar roupas. Pesquisadores apontaram que ventos teriam levantado poeira da Península Arábica.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp