01/02/2024 às 12h17min - Atualizada em 01/02/2024 às 12h17min

Senadores da oposição cobram Pacheco por ação contra o STF

O grupo político propõe pautas para reequilibrar a relação entre os Poderes

Da Redação
Pleno News

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Senadores da oposição em coletiva de imprensa Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

BRASIL - Nesta quarta-feira (31), senadores da oposição realizaram uma reunião com o presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), para apontar a violação de prerrogativas parlamentares praticadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

A razão para esta reunião foi a operação da Polícia Federal contra o deputado federal Carlos Jordy (PL-RJ), que é líder da oposição na Câmara. Jordy teve seu gabinete como alvo de busca e apreensão durante o recesso parlamentar. A medida foi autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes.

Participaram da reunião com Pacheco os senadores Rogério Marinho (PL-RJ), Flávio Bolsonaro (PL-RJ), Eduardo Girão (Novo-CE), Marcos do Val (Podemos-ES) e Tereza Cristina (PP-MS).

O grupo entregou algumas pautas legislativas e agora aguarda uma posição do presidente do Senado sobre o assunto. O teor da pauta, porém, não foi divulgado pelos senadores.

Marinho disse que se tratam de projetos para “reequilibrar” a relação entre Poderes que, de acordo com sua avaliação, está comprometida por “medidas extraordinárias” do Judiciário nos inquéritos das fake news e do 8 de janeiro.

– Todas elas, pautas dentro de ação legislativa, de fortalecimento do Poder Legislativo, buscando sempre os princípios constitucionais do equilíbrio, da independência e da harmonia dos Poderes da República que, hoje, na nossa opinião, estão desequilibrados pela forma como a Constituição e a legislação têm sido relativizadas na condução dos inquéritos que foram instaurados a partir do inquérito do Fake News – disse o senador.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp