31/01/2024 às 17h55min - Atualizada em 31/01/2024 às 17h55min

Prefeitura de Óbidos intensifica vacinação contra a influenza no município

Quinta e sexta-feira, desta semana, dois pontos extras de vacinação estarão funcionando em lugares estratégicos

Por: Marcos Cantuário
Ascom-PMO

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Óbidos, vacinação contra a influenza | Fotos: Ascom-PMO
ÓBIDOS - No município de Óbidos, oeste do Pará, a campanha de vacinação contra a influenza segue com o intuito de abranger o maior número de pessoas a partir de 6 meses de idade.
 
Como estratégia vacinal, a Prefeitura de Óbidos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), através do Departamento de Atenção Básica (DAB), vai colocar dois pontos extras de vacinação em locais estratégicos, nos dias 01 e 02 de fevereiro, como explica Isabela Taketomi, diretora do DAB.

 
“A vacina contra a influenza está disponível para todas as pessoas a partir de 6 meses de idade. Todas as unidades de saúde estão ofertando a vacina diariamente para a população da zona urbana e no Distrito do Flexal. Quinta e sexta-feira desta semana, nós estaremos com dois pontos de vacinação extras na cidade, na Praça José Veríssimo e na Feira do Produtor Rural”, explica.
 
A iniciativa busca suprir a demanda de pessoas que por falta de disponibilidade temporal, não se vacinaram. Para receber a vacina, será necessário apresentar documentos pessoais e carteira de vacinação. Ressalta-se que além desta ação, as vacinas contra a influenza estão disponíveis em todas as unidades de saúde.
 
Covid-19
A orientação do Departamento de Atenção Básica, para a população com relação à vacinação contra a Covid-19, é que o público alvo procure as unidades de saúde para se imunizar com a dose bivalente, tanto os idosos, quanto os demais grupos prioritários, como explica, Isabela.


 
“A vacina contra a Covid-19 está disponível diariamente em todas as unidades básicas de saúde do nosso município obidense. Trata-se da “bivalente” que é para o reforço dos idosos e das pessoas dos grupos prioritários. Para as crianças, a vacina também está disponível, mas é necessário que os pais procurem a unidade de saúde a fim de verificar a rotina, e desta forma, proceder a imunização infantil”, finaliza.
 
Vacina bivalente é segura e efetiva contra a Covid-19
Muito se fala sobre a vacina bivalente e sobre seus possíveis efeitos colaterais. Por isso, o Ministério da Saúde esclarece que as vacinas bivalentes usadas contra a Covid-19 têm sua segurança e eficácia comprovadas por meio de dados técnicos e científicos, atendendo todo o rigor da regulamentação nacional exigida para a liberação do uso de vacinas na população. Além disso, é importante destacar que o risco de ocorrência de eventos supostamente atribuíveis à vacinação contra a Covid-19, incluindo miocardite (inflamação do miocárdio, tecido muscular do coração) e pericardite (inflamação do pericárdio, membrana que envolve o coração), permanece extremamente baixo no Brasil.
 
O Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, realiza o monitoramento da segurança das vacinas em uso em todo o país por meio do Sistema Nacional de Vigilância (SNV) de ESAVI. Esse monitoramento permite a avaliação do benefício e risco da vacinação e subsidia a tomada de decisão em saúde pública no país.
 
Portanto, ao considerar que a pandemia não acabou e que os benefícios das vacinas Covid-19 superam os riscos da não vacinação, o Ministério da Saúde mantém a continuidade da vacinação contra a Covid-19 no Brasil. O MS recomenda a continuidade da vacinação, uma vez que, até o momento, os benefícios dessas vacinas superam os riscos. (Fonte: Ministério da Saúde).


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp