26/01/2024 às 15h43min - Atualizada em 26/01/2024 às 15h43min

Delegado suspeito de espionagem ganhou cargo no governo Lula

Carlos Afonso Gonçalves Gomes Coelho foi designado para o cargo de coordenador do Comando de Aviação Operacional da Polícia Federal

Da Redação
Pleno News

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Sede da Polícia Federal em Brasília Foto: Agência Brasil/Marcelo Camargo
 

BRASIL - O delegado da Polícia Federal Carlos Afonso Gonçalves Gomes Coelho, um dos alvos da investigação da Polícia Federal (PF) sobre o suposto esquema de espionagem ilegal na Agência Brasileira de Inteligência (Abin), recebeu um cargo de confiança no governo Lula no ano passado. A informação foi publicada pela coluna de Igor Gadelha, do site Metrópoles.

Gomes Coelho foi um dos policiais federais afastado das funções na corporação nesta quinta-feira (25), por ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), em razão de ser um dos alvos da operação sobre o suposto esquema na Abin.

Até abril de 2022, o delegado foi secretário de Planejamento e Gestão na agência de inteligência. Após esse período, ele foi exonerado e enviado pela PF para Washington, nos Estados Unidos, para realizar um curso. Apesar de a previsão inicial indicar que ele ficaria na capital americana até julho de 2024, a direção da PF, sob Lula, antecipou a volta dele ao Brasil para julho do ano passado.

Em outubro do ano passado, apenas três meses após retornar ao país, Gomes Coelho foi designado para assumir o cargo de coordenador do Comando de Aviação Operacional da Polícia Federal, um cargo de confiança dentro da corporação. A determinação foi assinada pelo secretário-executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Cappelli, no dia 16 de outubro.

Na apuração da PF, o delegado é acusado de ser um dos integrantes do “núcleo de alta gestão” da organização que teria se instalado na Abin para monitorar de forma ilegal autoridades públicas e outras pessoas.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp