24/01/2024 às 11h16min - Atualizada em 24/01/2024 às 11h16min

Rondônia se consolida em 1º lugar da região Norte na exportação de carne bovina

Estado conta com aproximadamente 15 milhões de cabeças de gado de corte.

Da Redação
Conexão Política

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Foto: Reprodução

 

RONDÔNIA - O estado de Rondônia evidenciou um notável crescimento e consolidação como um dos principais players na exportação de carne bovina no Brasil, revelando um aumento significativo em sua participação no cenário global. De acordo com informações divulgadas pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex), Rondônia figura na quarta posição no ranking nacional e lidera a região Norte, resultado dos esforços do governo estadual em atrair investimentos para o setor do agronegócio. O expressivo rebanho bovino da região, contabilizando cerca de 15 milhões de cabeças de gado de corte (dados de 2023, Idaron), desempenha um papel crucial nesse avanço.

A qualidade e eficiência da produção pecuária em Rondônia têm chamado a atenção dos mercados internacionais, impulsionando o crescimento das exportações de carne bovina. O estado foi reconhecido pela Organização Mundial da Saúde Animal em 2021 como área livre de febre aftosa sem vacinação, somando-se ao reconhecimento anterior como área livre de aftosa pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) desde abril de 2020. Segundo o governo de Rondônia, a manutenção dessa condição sanitária abre portas para novos mercados mais exigentes, ampliando a comercialização na cadeia e evidenciando a qualidade dos processos produtivos na pecuária.

As exportações da carne de Rondônia, conforme dados da plataforma Comex Stat do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, alcançam atualmente 53 mercados internacionais, incluindo China, Emirados Árabes Unidos, Chile, Egito e Estados Unidos. Em 2023, a exportação de carne desossada e congelada atingiu o valor de 794 milhões de dólares, representando um aumento de 9,2% em relação a 2022. O vice-governador e responsável pela pasta da Sedec, Sérgio Gonçalves, destacou os esforços da gestão em criar um ambiente propício para o crescimento do setor, afirmando que essa conquista consolida Rondônia como um destino estratégico para investimentos no agronegócio.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp