17/01/2024 às 10h45min - Atualizada em 17/01/2024 às 10h45min

Arthur Lira pede à PF escolta para deputado do Amazonas

Deputado Amom Mandel denunciou suposta ligação de agentes públicos do estado com facções criminosas

Da Redação
Pleno News

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Deputado Amom Mandel Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

BRASIL - O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), pediu à Polícia Federal (PF) escolta para o deputado Amom Mandel (Cidadania-AM). O pedido foi encaminhado ao superintendente da PF no Amazonas, o delegado Umberto Ramos, para os trâmites necessários.

A expectativa é que a corporação disponibilize pelo menos um agente para fazer a segurança do deputado em até dois dias. Não há prazo determinado para a A PF deve acompanhar Amom Mandel quando ele estiver no Amazonas, seu estado de origem, e a Polícia Legislativa ficará encarregada da escolta quando o deputado estiver em Brasília.

Ao Estadão, Amon Mandel afirmou que, apesar de ter conseguido a escolta, precisar dela é uma “derrota”.

– Pessoalmente, a sensação de ser ameaçado e precisar de segurança é uma humilhação e gera apreensão – apontou.

Ele pediu reforço na segurança após ter compartilhado com a Polícia Federal um dossiê produzido por servidores do próprio governo Wilson Lima (União Brasil) que, segundo o parlamentar, teria associado autoridades da alta cúpula da Segurança Pública do estado com o tráfico de drogas e o crime organizado.

O Estadão apurou que o relatório denuncia a suposta negociação paralela de favores entre autoridades e facções criminosas, em troca de informações. O irmão de um narcotraficante chegou a ser nomeado para um cargo de gerência na Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência, mas foi exonerado após o parentesco vir a público.

Amom Mandel afirmou que vem sendo ameaçado desde que levou o caso à PF e que sofreu uma tentativa de “intimidação” durante uma abordagem da Polícia Militar do Amazonas. Como mostrou o Estadão, a PF investiga a versão e apura se os policiais agiram deliberadamente para intimidar o deputado e se cumpriam ordens de superiores hierárquicos.

A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas nega que o parlamentar tenha sido desrespeitado ou ameaçado. A pasta afirma que a abordagem foi “rotineira” e que o deputado foi tratado com “cordialidade”. Os policiais afirmaram no boletim de ocorrência que Amom Mandel cometeu abuso de autoridade.

COM A PALAVRA, O DEPUTADO AMOM MANDEL

Para mim, isso é, ao mesmo tempo, uma derrota e uma vitória: pessoalmente, a sensação de ser ameaçado e precisar de segurança é uma humilhação e gera apreensão entre a família e amigos. Eu me sinto triste por isso ter chegado a esse nível e por ver, por dentro, as entranhas das relações entre a cúpula da Segurança no Amazonas e facções criminosas. Por outro lado, saber que o Congresso Nacional está agindo para defender as prerrogativas conferidas a mim pelo voto popular é uma vitória. Não me sinto mais sozinho: tenho a Câmara inteira para garantir as minhas prerrogativas – disse o parlamentar.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp