12/01/2024 às 11h31min - Atualizada em 12/01/2024 às 11h31min

Assessores que viajaram com ministro terão de devolver verba

Três servidores públicos terão de devolver recursos de passagens e diárias de viagem que fizeram com Márcio Macêdo para Aracaju

Da Redação
Pleno News

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Ministro foi a carnaval em Sergipe e pagou diária de assessores com dinheiro público Foto: Bruno Peres/Secretaria-Geral da Presidência

BRASIL - Três servidores públicos federais terão de devolver recursos de passagens e diárias de uma viagem a Aracaju, capital de Sergipe, no fim do ano passado, quando a cidade abrigava uma festa de carnaval fora de época. Os servidores, entre eles um fotógrafo da Presidência da República, acompanhavam o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo.

Além da medida, a pasta anunciou também que abriu uma sindicância para apurar as circunstâncias da viagem. As decisões foram tomadas após vir a público que a ida ao Nordeste foi ordenada pelo próprio Macêdo e justificada como uma visita ao Instituto Renascer Para A Vida, que não estava em seus compromissos oficiais.

O ministro, porém, não postou nenhuma foto do encontro com a organização em suas redes sociais. No período, entretanto, publicou 28 imagens e um vídeo na folia. Aracaju é reduto eleitoral de Macêdo, que já foi deputado federal por Sergipe.

O Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (MPTCU) também pediu para o Tribunal de Contas da União (TCU) apurar se os recursos foram destinados de forma irregular. Na representação, o subprocurador-geral Lucas Rocha Furtado pede que, caso seja confirmada a irregularidade, o dinheiro utilizado para as viagens seja ressarcido aos cofres públicos.

A agenda particular ocorreu entre os dias 3 e 5 de novembro. Segundo dados da Receita Federal, a sede do instituto fica na cidade de Nossa Senhora do Socorro, vizinha a Aracaju. O jornal O Estado de São Paulo tentou contato com a associação em dois números que constam na Receita, mas não obteve resposta.

CUSTOS
De acordo com registro do Portal da Transparência, a viagem custou R$ 18.559,27 aos cofres públicos. Segundo a Secretaria-Geral da Presidência, o ministro utilizou recursos próprios para fazer a sua viagem de Brasília até Aracaju.

O fotógrafo Bruno Fernandes da Silva, conhecido como Bruno Peres, o assessor Yuri Darlon Góis de Almeida e a gerente de projetos Tereza Raquel Gonçalves Ferreira receberam R$ 3.656 em diárias do total. O restante se refere às passagens. Bruno foi quem fotografou o ministro durante a agenda particular. As imagens publicadas nas redes sociais de Macêdo são creditadas a ele.

Em uma das fotos, o ministro aparece ao lado do casal Lurian Lula da Silva e Danilo Segundo. Ela é filha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva; ele, pré-candidato à prefeitura de Barra dos Coqueiros (SE) pelo PT.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp