06/01/2024 às 14h35min - Atualizada em 06/01/2024 às 14h35min

Ex-juiz da Lava Jato publica dicas contra notícia mal-intencionada

Marcelo Bretas postou em seu Instagram "manual" para identificar notícias falsas

Da Redação
Pleno News

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Juiz Marcelo Bretas Foto: Agência Brasil/Fernando Frazão

BRASIL - Nesta sexta-feira (5), o ex-juiz da Lava Jato no Rio de Janeiro, Marcelo Bretas, divulgou em seu Instagram um “manual” de “como não se deixar enganar por notícias falsas ou mal-intencionadas”.

– Você já se sentiu confuso ou manipulado ao ler ou assistir uma notícia? – questiona o juiz federal antes de descrever as dicas.

Em um dos tópicos, Bretas dá a seguinte instrução:

– Pergunte a si mesmo. Reflita sobre o que você leu e se pergunte se aquela notícia faz sentido, se ela tem evidências suficientes, se ela respeita os fatos e as pessoas envolvidas e se ela contribui para o seu conhecimento e para o debate público.

Marcelo Bretas, enquanto juiz da Lava Jato, foi quem determinou a prisão de Michel Temer, em 2019. Sua decisão foi anulada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, que foi indicado para a Suprema Corte pelo próprio Michel Temer, enquanto presidente da República, em 2017. A indicação se deu após a vacância produzida pela morte do ministro Teori Zavascki, provocada pela queda do avião em que estava o então relator da Lava Jato no STF.

Leia o texto de Marcelo Bretas na íntegra:
Como se tornar um leitor atento e crítico, capaz de formar suas próprias opiniões sem se deixar enganar por notícias falsas?

Você já se sentiu confuso ou manipulado ao ler ou assistir uma notícia?

Você já se perguntou se aquela informação é verdadeira ou se tem alguma intenção por trás dela?

Muitas pessoas têm dificuldade em filtrar as informações que recebem e em formar suas próprias opiniões sem se deixar levar pela opinião dos outros.

Mas como podemos evitar cair nas armadilhas das notícias falsas, também chamadas de fake news?

Existem algumas dicas simples que podem nos ajudar a verificar a veracidade e a imparcialidade de uma notícia.

Veja algumas delas:

Leia a notícia inteira, não apenas o título. Muitas vezes, o título é sensacionalista ou distorce o conteúdo da notícia.

Averigue a fonte. Procure saber quem é o autor da notícia, qual é o veículo que a publicou, qual é a sua reputação e se ele tem algum viés político ou ideológico.

Confira as fontes de informação. Veja se a notícia cita as fontes de onde obteve os dados, as declarações ou as imagens que usa.

Compare com outras notícias. Busque outras fontes sobre o mesmo assunto e veja se concordam ou divergem da notícia que você leu. Isso pode ajudar a ter uma visão mais ampla e crítica do tema.

Analise o tom e o vocabulário. Observe se a notícia usa um tom neutro e objetivo ou se usa um tom emocional, tendencioso e com viés negativo.

Observe as palavras ou expressões que podem induzir o leitor a pensar de uma determinada forma ou que podem ofender ou desqualificar alguém.

Pergunte a si mesmo. Reflita sobre o que você leu e se pergunte se aquela notícia faz sentido, se ela tem evidências suficientes, se ela respeita os fatos e as pessoas envolvidas e se ela contribui para o seu conhecimento e para o debate público.

Seguindo essas dicas, você pode se tornar um leitor mais atento e crítico, capaz de formar suas próprias opiniões sem se deixar enganar pelas notícias falsas.

Lembre-se que a informação é um direito e uma responsabilidade de todos nós.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp