03/01/2024 às 09h32min - Atualizada em 03/01/2024 às 09h32min

Preço da gasolina sobe 12,5% nos postos no primeiro ano de Lula

Valor médio do combustível subiu mais de 60 centavos em um ano

Da Redação
Pleno News

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Preços da gasolina subiu ao longo de 2023 Foto: Agência Brasil/Marcelo Camargo

BRASIL - O primeiro ano do terceiro governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi marcado pelo aumento no preço médio da gasolina nos postos de combustíveis do país. A informação está presente nos dados divulgados nesta terça-feira (2) pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

De acordo com o levantamento, o preço médio da gasolina passou de R$ 4,96 na última semana de 2022 para R$ 5,58 na semana de 24 a 30 de dezembro de 2023, uma alta de 12,5%. Ao longo do ano, algumas medidas tomadas pelo governo federal ajudam a explicar o aumento, entre elas a retomada de impostos federais sobre os combustíveis.

Os impostos federais sobre a gasolina e o etanol, que tinham sido zerados em 2022 por decisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), foram retomados integralmente em junho de 2023, ajudando a aumentar os preços dos combustíveis. O retorno da cobrança já era previsto mesmo antes de Lula tomar posse e em março do ano passado o governo chegou a aplicar um aumento parcial.

Para 2024, a equipe econômica do governo não prevê que os impostos federais voltem a ser reduzidos. A informação foi, inclusive, confirmada pela Receita Federal ao portal G1. Além disso, está prevista a projeção de aumento do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), um tributo estadual, a partir de fevereiro, o que deve fazer o preço dos combustíveis subir.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp