12/01/2017 às 13h37min - Atualizada em 12/01/2017 às 13h37min

Projeto ‘Sorria Óbidos’ leva saúde bucal para os moradores do bairro Perpétuo Socorro

De iniciativa da Secretaria de Saúde de Óbidos, projeto ofertará atendimentos odontológicos gratuitos para crianças, jovens e adultos da cidade e do interior.

Por: Érique Figueirêdo
Ascom-PMO

Fotos: Odirlei Santos/ Ascom-PMO

ÓBIDOS - A Prefeitura Municipal de Óbidos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), iniciou o projeto “Sorria Óbidos” que desenvolverá em todo o município ações de prevenção, avaliação e tratamento de saúde bucal da população. A primeira etapa ocorreu na manhã desta terça-feira (12) no bairro Perpétuo Socorro.

Os atendimentos foram realizados na unidade odontológica móvel da Semsa, que integra o programa Brasil Sorridente do Governo Federal. A unidade dispõe de equipamentos modernos e está adaptada para realizar uma série de ações que permitem a ampliação do acesso ao tratamento odontológico gratuito, por meio do Sistema Único de Saúde (Sus). 

O bairro Perpétuo Socorro foi escolhido para sediar a etapa inicial, por não dispor de uma unidade de saúde e de consultório

odontológico para atender os moradores. “Nós precisamos levar essas ações principalmente para as localidades que são desassistidas de unidades e consultórios odontológicos. O foco principal do nosso projeto é levar assistência para quem mais precisa, ofertando atendimentos de qualidade”, disse Melina Braga, secretária de saúde de Óbidos.

Em cada etapa, serão realizados 16 atendimentos. A intenção é atender um bairro da cidade por semana. “A triagem das pessoas que serão assistidas pelo projeto será realizada pelos agentes comunitários de saúde. Eles terão o papel de identificar aquele morador que precisa de atendimento odontológico, e encaminhar para a Semsa, para que seja beneficiado quando o projeto chegar ao seu bairro”, explicou Melina. 

O Bela Vista será o próximo bairro a receber a ação de saúde bucal. Os atendimentos ocorrerão ao lado da igreja de São Pedro, no dia 13 de janeiro (sexta-feira) a partir das 7h30. “Nosso cronograma de atendimento contempla todos os bairros da cidade e as comunidades de várzea e terra firme. Para área de várzea, será montado uma logística maior. Uma balsa será utilizada para transportar a unidade odontológica móvel e um gerador de energia, para assegurar a realização dos atendimentos”, enfatizou a

secretária de saúde.

O prefeito Chico Alfaia, acompanhado da primeira dama Antonieta Barros, acompanhou o início dos atendimentos e conversou com as pessoas na fila de espera. Alfaia garantiu que a sua administração irá humanizar os serviços ofertados pelo governo municipal. “Nós vamos descentralizar os atendimentos e levá-los para onde for mais necessário. Não queremos apenas simplesmente atender as pessoas, mas queremos atender com qualidade, dignidade e respeito. Acreditamos no potencial desse tipo de ação e vamos investir ainda mais em projetos como esse”, garantiu o prefeito de Óbidos. 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp