14/12/2023 às 15h51min - Atualizada em 14/12/2023 às 15h51min

INSS: Previdência Social terá novas regras a partir de 2024; confira

Mudanças ocorrem devido a reforma da previdência, de 2019. Homens trabalham até os 65 anos e mulheres, 62. O tempo de contribuição para se aposentar também aumentou

Da Redação
Correio Braziliense

Portal Obidense  Publicidade 790x90

As pessoas que já estavam no mercado de trabalho são incluídas na regra de transição - Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

BRASIL - O ano de 2024 terá mudanças aos trabalhadores que contribuem com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Conforme ocorre toda virada de ano, desde que a reforma da Previdência Social foi aprovada, em 2019, a idade e o tempo de contribuição mínimos para se aposentar pelo INSS aumentaram.

Quanto à idade, o texto da reforma determinou o mínimo de 65 anos para homens e 62 às mulheres. Já em relação ao tempo de contribuição, as mudanças na previdência estabeleceram 35 anos aos homens e 30 às mulheres. Essas regras só valem para quem começou a trabalhar depois da aprovação da reforma, em 2019.

As pessoas que já estavam no mercado de trabalho são incluídas na regra de transição. Essa regra, de acordo com o texto da reforma, é dividida em cinco pontos. As mais comuns são a do sistema de pontos e a idade mínima para se aposentar pelo INSS. Confira:

Regra de pontos

Cada ano de recolhimento ao INSS, de acordo com a regra de transição denominada "Sistema de pontos", corresponde a um ponto, enquanto cada ano a mais de idade vale outro. 

Por meio deste sistema de transição, em 2024, serão necessárias a realização de 91 pontos para as mulheres e 101 pontos para os homens. Esses patamares avançam anualmente. Em 2019, quando a tabela começou, a pontuação mínima era de 86 pontos para as mulheres e de 96 para os homens. 

Idade mínima progressiva

Outra regra da aposentadoria pelo INSS que passa por alterações em 2024 é a da idade mínima progressiva, que a cada ano sobe seis meses.

Em 2024, a idade mínima para as mulheres se aposentarem sobe para 58 anos e 6 meses. No caso dos homens, sobe para 63 anos e 6 meses.

Quem já estava no mercado antes tem direito a regras de transição, com a idade mínima e o tempo de contribuição subindo gradualmente.

Por isso, em alguns casos, é possível se aposentar antes dos 65 anos (para homens) ou 62 anos (para mulheres).


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp