11/11/2023 às 09h02min - Atualizada em 11/11/2023 às 09h02min

Deputados aprovam proibição da linguagem neutra no RN

Decisão envolve escolas públicas, particulares, e até mesmo órgãos públicos

Da Redação
Pleno News

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Linguagem neutra Foto: Pixabay // Arte: Pleno.News

RIO GRANDE DO NORTE - Nesta quinta-feira (9), os deputados estaduais do Rio Grande do Norte aprovaram um projeto de lei que proíbe o ensino da linguagem neutra nas escolas e também sua aplicação nos concursos realizados no estado.

A determinação vale para a grade curricular e para o material didático tanto das escolas públicas, quanto das particulares. Além disso, o projeto também impede que documentos oficiais da administração pública, quer seja estadual ou municipal, tragam esse tipo de linguagem.

O autor do projeto é o deputado Coronel Azevedo (PL), que pede a proibição de termos como “todes” ou o uso do “x” para substituir as letras “o” e “a”.

– Essa é uma questão defendida pela Academia Brasileira de Letras. A nossa preocupação é preservar o idioma Português. O Brasil é signatário de um tratado internacional de países da língua Portuguesa. A linguagem neutra é um modismo, já foi proibida em vários países – disse o Coronel.

A deputadas do Partido dos Trabalhadores, Isolda Dantas e Divaneide Basílio estão entre os parlamentares que votaram contra o texto e chegaram a dizer que o projeto exclui mulheres, mas o autor do texto garantiu que não há nenhuma proibição de usar palavras femininas.

Na votação, o projeto recebeu oito votos a favor e quatro contrários, agora ele seguirá para a sanção, ou não, da governadora Fátima Bezerra (PT).


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp