14/10/2023 às 11h35min - Atualizada em 14/10/2023 às 11h35min

No Marrocos, Haddad alerta para policrise; entenda

Advertência foi ao discursar sobre a presidência do Brasil no G20, em Marrakesh. Ministro da Fazenda considera que os sucessivos solavancos internacionais reforça cenário de insegurança e deixa o futuro nebuloso

Da Redação
Correio Braziliense

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Ministro Fernando Haddad no encontro de líderes dos Bancos Multilaterais de Desenvolvimento - Foto Diogo Zacarias/MF

MUNDO - O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou, ontem, que o mundo atravessa um momento crítico e está enfrentando uma "policrise" — como classificou as sucessivas crises. A advertência foi ao discursar sobre a presidência do Brasil no G20, em Marrakesh, no Marrocos. Ele defendeu a necessidade de uma nova e bem coordenada estratégia econômica global — o "multilateralismo do século XXI", como chamou.

"O mundo está enfrentando uma 'policrise', para usar um conceito que está se tornando cada vez mais popular", destacou, citando a derrocada financeira de 2008, a pandemia e as guerras na Ucrânia e no Oriente Médio, entre Israel e os terroristas do Hamas.

"A economia mundial está num momento crítico. Em vez do triunfo da globalização e de uma ordem mundial liberal, centrada no livre comércio, o que vemos é uma crescente fragmentação geoeconômica e um multilateralismo ineficaz, para não falar de uma nova crise da dívida no Sul Global e uma catástrofe ambiental iminente", previu.

Ao comentar a situação das regiões, disse que na África e na América Latina as taxas de crescimento moderadas tornam mais difícil resolver desigualdades sociais duradouras. Por sua vez, no Norte Global, os juros poderão permanecer mais elevados durante mais tempo e as perspectivas econômicas continuam ameaçadas por riscos geopolíticos e medidas econômicas unilaterais.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp