08/10/2023 às 10h28min - Atualizada em 08/10/2023 às 10h28min

Lula fala em terrorismo, mas relativiza ataque do Hamas contra Israel

Presidente repudiou hostilidades, mas frisou ser necessário trabalhar por um Estado palestino.

Da Redação
Conexão Política

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Foto:Reprodução/Internet

BRASIL - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi às redes sociais neste sábado (7) para repudiar os eventos que ele descreveu como “ataques terroristas” direcionados a Israel. Apesar de sua declaração, o petista adotou uma abordagem ambivalente, deixando de mencionar o Hamas, o grupo terrorista responsável pelos trágicos acontecimentos, e ainda defendeu a ideia de criar um Estado palestino com base em critérios de sustentabilidade econômica.

“O Brasil não poupará esforços para evitar a escalada do conflito, inclusive no exercício da Presidência do Conselho de Segurança da ONU. Conclamo a comunidade internacional a trabalhar para que se retomem imediatamente negociações que conduzam a uma solução ao conflito que garanta a existência de um Estado Palestino economicamente viável, convivendo pacificamente com Israel dentro de fronteiras seguras para ambos os lados”, escreveu Lula no X, antigo Twitter.

Essa não é a primeira vez que Lula emite declarações ambíguas em relação a conflitos internacionais. O presidente do Brasil já adotou uma postura semelhante em pelo menos duas ocasiões ao mencionar a invasão russa no território ucraniano.

O ataque ocorrido mais cedo foi caracterizado como uma ofensiva surpresa contra o Estado de Israel, que sofreu mais de 2.200 ataques de foguetes. De acordo com autoridades de Tel-Aviv, já foram confirmadas mais de 100 mortes, incluindo um grande número de civis. Em resposta, o governo israelense ordenou uma série de bombardeios na Faixa de Gaza.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp