18/09/2023 às 16h12min - Atualizada em 18/09/2023 às 16h12min

Jean Wyllys é denunciado por homofobia contra Eduardo Leite

O MPRS entendeu que o ex-deputado extrapolou a liberdade de expressão

Da Redação
Portal Obidense

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Foto: Reprodução

BRASIL - O ex-deputado federal Jean Wyllys (PT) foi denunciado, nesta quinta-feira (14), pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) pelo crime de homofobia.

Wyllys criticou o governador Eduardo Leite no Twitter, em julho deste ano, por causa das escolas cívico-militares. Na ocasião, ele se referiu ao chefe do Executivo do RS de “gay com homofobia internalizada” que desenvolveu “libido e fetiches em relação ao autoritarismo e aos uniformes”.

Que governadores héteros de direita e extrema-direita fizessem isso já era esperado. Mas de um gay? Se bem que gays com homofobia internalizada em geral desenvolvem libido e fetiches em relação ao autoritarismo e aos uniformes; se for branco e rico então – escreveu Wyllys na mensagem que foi apagada a pedido da Justiça.

Leite respondeu que levaria o caso para a Justiça e, agora, a promotora de Justiça Claudia Lenz Rosa se manifestou dizendo que o petista cometeu injuria contra o gaúcho “ofendendo-lhe a dignidade e o decoro, em razão de sua orientação sexual”.

– Ao dirigir sua crítica a atributos pessoais da vítima, relacionados à sua orientação sexual, quando poderia limitar-se a crítica do fato, objeto da inconformidade, o denunciado extrapolou a liberdade de expressão e atingiu deliberadamente e com animus injuriandi [intenção de injuriar], a honra subjetiva da vítima – diz a promotora.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp