13/09/2023 às 18h50min - Atualizada em 13/09/2023 às 18h50min

Projeto pode livrar da cassação acusados de compra de voto

Medida cria alternativa para que candidatos que praticaram compra de votos sejam apenas multados

Da Redação
Portal Obidense

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Foto: Reprodução

BRASIL - O projeto da minirreforma eleitoral, concluído nesta terça-feira (12), abre brechas para que candidatos que praticaram compra de votos ou que realizaram gastos ilícitos durante a campanha possam preservar o mandato. Em alternativa à cassação, o texto cita uma opção mais branda de punição para esses casos: pagar multa que varia entre R$ 10 mil e R$ 150 mil.

Com a nova medida, caberá ao juiz eleitoral fazer a avaliação e definir a pena conforme a gravidade do caso. Na redação que trata da compra de votos, a mudança foi sutil. A irregularidade na lei atual prevê duas punições que se somam: cassação do diploma e multa. A conjunção “e” foi substituída, no novo texto, por “ou”.

Com isso, o candidato que for condenado pela compra de votos pode ser multado ou perder o diploma de eleito. Se condenado por gastos ilícitos, a Justiça Eleitoral poderá só aplicar a sanção financeira ao infrator. Organizações de transparência eleitoral criticaram a medida apresentada.

Além da questão da compra de votos, a minirreforma tem outros pontos controversos. A proposta altera a Lei da Ficha Limpa, flexibiliza aspectos de transparência dos partidos e dos candidatos e fragiliza a promoção de candidaturas de mulheres e de pessoas negras.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp