12/09/2023 às 16h34min - Atualizada em 12/09/2023 às 16h34min

​33 Produtores Familiares, são beneficiados com Programa de Aquisição de Alimentos em Óbidos | Portal Obidense

PAA promove o aquecimento da economia obidense

Rodrigo Rodrigues
Ascom-PMO

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Odirlei Santos / Ascom-PMO
ÓBIDOS - Na manhã desta terça-feira (12) a Prefeitura de Óbidos, por meio das Secretarias Municipais de Desenvolvimento social e Desenvolvimento Rural e Abastecimento (Semdes e Semab) realizou no auditório da casa de cultura, a entrega oficial de 33 cartões beneficiários do Programa de Aquisição de Alimentos, para 33 agricultores, que são fornecedores do PAA no Município de Óbidos.


 
 O PAA, foi criado Governo Federal através do art. 19 da Lei nº 10.696, de 02 de julho de 2003, e possui basicamente duas finalidades: promoção do acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar.
 
De acordo com coordenação do programa em Óbidos, o objetivo central é facilitar e oferecer todos os mecanismos que auxiliem os produtores na venda dos produtos ao setor público, o que garante o crescimento da agricultura familiar no município.  “A compra desses alimentos com dispensa de licitação pela prefeitura, facilita muito a vida desses agricultores. Já realizamos todos procedimentos junto deles, o nosso objetivo principal é garantir esse incentivo, para que o setor da agricultura crença ainda mais em Óbidos”, frisou Valdileia Tavares, coord. do programa.
 
Tavares também informou como foi cadastro dos agricultores. “A partir do momento que o município aderiu o PAA, o Governo Federal disponibilizou recurso financeiro na ordem de pouco mais de R$ 375 mil reais, para ser usado na compra de produtos oriundos da agricultura familiar. Lembro que realizamos toda uma campanha de cadastramento, conseguimos chegar à 40% de produtores aptos a serem fornecedores do programa, ultrapassando os 30% exigidos pela legislação, ao todo são 33 agricultores que hoje estão recebendo seus cartões do Banco do Brasil, onde cada um irá receber até 15 mil reais pela venda dos seus produtos.
 
 
O Secretário de Desenvolvimento Rural e Abastecimento, destacou a importância do PAA para os produtores. " O Programa contribui significativamente com os produtores no fortalecimento da atividade que eles desenvolvem com muito trabalho e esforço. Só temos a agradecer a Gestão do Prefeito Jaime Silva, por abraçar essa iniciativa, uma política pública de planejamento em conjunto entre Semab e Semdes, que está beneficiando diretamente 33 famílias”, destacou Roberto Pinedo, Sec. Semab.
 
A secretária Aldanete Farias, comemorou a efetivação do Programa com a entrega dos cartões aos agricultores. “Esse é um momento de muita felicidade, afinal após a realização da compra, todos os produtos são destinados às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional atendidas pela rede socioassistencial coordenada pela Semdes. “
 
 
De acordo com coordenação do PPA, no dia 4 de outubro, será realizada a entrega de produtos ao município. Dona Celeste Eliziário, falou com felicidade ao destacar que o programa veio para valorizar os produtos dos agricultores e ajudar outras pessoas. “Pra mim e pros meus colegas produtores, esse programa vai melhorar muito as nossas vidas, hoje a gente pode dizer que nossos produtos estão valorizados com um preço justo. Outra coisa que nos deixa feliz, é saber que esses produtos vão ser destinados para as pessoas que mais precisam no nosso município”, declarou a fornecedora do PAA.
 
Aumentar a produção, promover a organização de agricultores e valorizar os produtos da produção familiar, são os meios que a prefeitura de Óbidos incentiva, para o fortalecimento e o aquecimento da economia do município.
 
O evento de entraga dos cartões beneficiários, contou com a presença de secretários municipais, representantes do Banco do Brasil e dos fornecedores cadastrados no Programa de Aquisição de Alimentos - PAA.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp