15/08/2023 às 16h31min - Atualizada em 15/08/2023 às 16h31min

Integração do camu-camu nos agrossistemas em solos de várzea | Portal Obidense

SEMAB, vem incentivando a integração do cultivo de camu-camu nos agrossistemas de produtores e/ou produtoras da várzea

Por: Elton Pereira

Portal Obidense  Publicidade 790x90

SEMAB, continua incentivando a integração do cultivo de camu-camu
ÓBIDOS –  Assim que os espaços de terras vão sendo descobertas com o descer das águas do rio amazonas durante a fase da vazante, os produtores e produtoras que praticam a agricultura costumam ocupar os solos com diversos cultivares de ciclo curto, destacando o estabelecimento de agrossistemas para colheita (do mesmo espaço) de jerimum, maxixe, melancia, melão, pepino, pimenta do cheiro e tomate, ou também apenas de feijão manteiguinha, ou milho, ou macaxeira. Em geral, a colheita finaliza coincidindo com a fase de enchente do rio e o solo, ao ser inundado, torna em renovar sua fertilidade com os sedimentos depositados pelas águas.


 
Uma frutífera arbustiva amazônica, de porte baixo e copa ralo, que se pode integrar muito bem nesses mesmos espaços de solos sem impedir, ou excluir, ou reduzir o plantio de cultivares de ciclo curto é o camu-camu (Myrciaria dubia). Esta frutífera, que também suporta o período da cheia do rio, produze (ao terceiro ano) frutos de rica concentração de ácido ascórbico (vitamina C) e antioxidantes; os mesmos que são ativos naturais bem superior ao encontrado em outros frutos já conhecidos no mundo e, razão pelo qual, de sua procura pelas indústrias inovativas de alimentos, nutracêuticas, farmacêuticas, cosméticos e de energia.


 
A Prefeitura de Óbidos, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Abastecimento (SEMAB), vem incentivando a integração do cultivo de camu-camu nos agrossistemas de produtores e/ou produtoras da várzea do município, como forma de contribuir na otimização no uso do solo e diversificação da produção agrícola que garante a geração de renda durante o ano, bem como para favorecer a conservação e manutenção da biodiversidade amazônica. Com o incentivo, os produtores e produtoras das comunidades de São Lázaro, Livramento, Auerana e Amador, estão se organizando para adquirir as mudas de camu-camu já neste período do ano, e com a assistência técnica da SEMAB assegurar o plantio da frutífera.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp