11/11/2016 às 16h47min - Atualizada em 11/11/2016 às 16h47min

Fraternidade São Francisco de Assis apresenta para os obidenses o projeto do barco hospital

Projeto levará atendimentos médicos para mais de 650 mil pessoas no Baixo Amazonas

Da Redação
Foto: Divulgação

ÓBIDOS – Representantes de diversas entidades e a população em geral, conheceram na noite de quinta-feira (10) o novo projeto de assistência médica da Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus, entidade que administra o Hospital Santa Casa de Misericórdia de Óbidos, no oeste do Pará.

O projeto orçado em aproximadamente R$ 24 milhões de reais, prevê a construção de um barco hospital que atenderá 12 municípios na região do Baixo Amazonas e mais de mil comunidades ribeirinhas. A apresentação oficial do barco hospital, ocorreu durante um evento de ação de graças realizado nas dependências do hospital.

O fundador da fraternidade franciscana, frei Francisco Belotti, participou do evento e foi o responsável pela apresentação da maquete oficial do barco. Francisco explicou ainda como a embarcação deverá ofertar os serviços médicos para toda a região. “O barco ele vai passar agora pelo processo de construção. Em seguida vamos iniciar o processo de adaptação e montagem dos equipamento o que torna a conclusão do barco demorada. Depois ele vem para região e deve ficar baseado aqui em Óbidos ou em Juruti, onde permanecera montado com uma equipe básica que dará suporte para outra equipe que virá sempre preparada para atender as necessidades médicas de cada cidade ou comunidade que o barco visitar”, disse frei Francisco.

O barco hospital será equipado com o que há de mais sofisticado na medicina. Realizará e exames de baixa e média complexidade. A embarcação possibilitará ainda que o paciente receba o resultado do seu exame horas depois de realizá-lo. “Será um barco bastante resolutivo. Realizará exames que serão enviados para análise via internet e em pouco tempo nós teremos o resultado desse exame. Não saberemos quando vamos poder voltar naquele lugar que estamos atendendo. Portanto o barco será bastante moderno para facilitar os atendimentos”, ressaltou Belotti.

Uma das missões da embarcação será ofertar atendimentos na área da oncologia. A intenção é iniciar os tratamentos a partir dos primeiros exames que poderão ser realizados no próprio hospital flutuante, para posteriormente encaminhar os pacientes para tratamento em três hospitais base da região. “A referência para essa área serão os tratamentos de câncer de mama e próstata. Vamos fazer biopsia e depois encaminhar para tratamento nos hospitais de Óbidos, Juruti e Alenquer, através de um convênio que está sendo firmado com o governo do estado. O ministro da saúde se comprometeu comigo de credenciar esses serviços”.   

Outro anuncio da noite de apresentação do projeto, foi o apadrinhamento da cantora Fafá de Belém, que mobilizará outros artistas para angariar recursos que serão destinados a manutenção do barco.

Hospital flutuante

O Hospital Flutuante terá 48 metros de extensão, e vai comportar consultórios médicos, odontológicos, centro cirúrgico, sala oftalmológica completa, laboratório de análises, sala de medicação, sala de vacinação e leitos de enfermaria, além de equipamentos para exames, como raio-X, ultrassom, eco, mamógrafo, esteira ergométrica e eletro. Além da atenção básica de saúde à população, as equipes atuarão na prevenção e diagnóstico precoce do câncer, com a realização de exames e triagem.

Os atendimentos contarão com o apoio de universidades que enviarão equipes de médicos e residentes, para auxiliar nos prestação dos serviços.

Recursos

Os recursos para a construção do Barco são provenientes da indenização de dano moral coletivo firmado em 2013 pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT 15, Campinas), as empresas Raízen Combustíveis S/A (antiga Shell Química) e Basf S/A e o Ministério Público do Trabalho. O projeto está orçado em R$ 24,5 milhões.

A transferência simbólica de valores foi realizada no dia 27 de outubro, em cerimônia no TRT de Campinas.

 

 

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp