28/05/2023 às 17h06min - Atualizada em 28/05/2023 às 17h06min

SEMAB incentiva o cultivo da agro biodiversidade amazônica com potencial econômico | Portal Obidense

A secretaria realiza a produção das mudas, como forma de promover o aumento sustentável da área cultivada dessas espécies

Por: Elton Pereira

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Casal Dolceneide e Raimundo. Com. Quilombola Silêncio, demonstrando colheita de Tucumá e banana grande.

ÓBIDOS - A prefeitura de Óbidos, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Abastecimento – SEMAB, incentiva aos produtores da agricultura familiar, assentados, comunidades quilombolas e tradicionais, no cultivo e manejo da agro biodiversidade amazônica em suas propriedades; sobretudo, aquelas espécies que oferece e garante, segurança alimentar e renda complementar importante na economia da família.

Em geral, o açaí, andiroba, bacaba, buriti, cacau de várzea, caju, camu-camu, castanha da Amazônia, copaíba, cumaru, cupuaçu, patauá, pupunha, taperebá, tucumã, uxi, entre outras várias espécies, compõem ou integram (em número reduzido de indivíduos) as unidades produtivas dos agricultores; mas, em muito dos casos, a produção não é devidamente valorizada e aproveitada para a nutrição e monetização.


Portal Obidense  Publicidade 750x90



Mas, diante da atual conjuntura da bioeconomia no Brasil, assim como da alimentação saudável, cada uma dessas espécies da agro biodiversidade amazônica, com propriedades benéficas comprovadas, vem cobrando destacada atenção pelas indústrias inovativas de alimentos, nutracêuticas, farmacêuticas, cosméticos e de energia. Por exemplo, o camu-camu (Myrciaria dubia) é uma frutífera arbustiva que produze frutos de rica concentração de ácido ascórbico (vitamina C) e antioxidantes; ativos naturais bem superior ao encontrado em outros frutos.

Daí para que a SEMAB esteja produzindo mudas da agro biodiversidade amazônica, como forma de promover o aumento sustentável da área cultivada dessas espécies com potencial econômico (seja em áreas de várzea como em terra firme) e, consequentemente, a produção seja comercial para exportação e/ou industrialização. Na aquisição das sementes para produção das mudas, deve-se muito aos parceiros como: os próprios agricultores, a agroindústria Mondial Exportadora e a SEDAP.

Casal dolceneide e Raimundo, da comunidade quilombola Silêncio, demonstrando colheita de tucumá e banana grande.


Portal Obidense  Publicidade 750x90



Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp