09/05/2023 às 17h13min - Atualizada em 09/05/2023 às 17h13min

Há mais de 35 anos, feira do produtor de Óbidos, principal espaço de comercialização de produtos regionais | Portal Obidense

Entre derivados da mandioca até frutas e verduras, o sabor que chega até a mesa do obidense e que serve como principal comercio gerando renda a anos para várias famílias

Por: Elton Pereira

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Economia familiar - Feira do produtor de Óbidos

ÓBIDOS – Do campo para a feira e da feira, para a mesa das famílias obidenses. É assim que há mais de 35 anos a população obidense se acostumou a fazer as compras na feira do produtor rural, localizada na Avenida Dom Floriano, Centro da Cidade, bem ao lado do Palácio José Veríssimo (Casa da Cultura).

A feira fica no centro da cidade, logisticamente ideal para o comercio dos produtos, próximo ao complexo arquitetônico do tempo colonial com muita influência dos portugueses. Devido a essa proximidade, existe uma discussão que vem há muito tempo, seria bom ou ruim retirar a feira do local atual e levar para outro lugar, deixando mais livre o velho centro histórico de Óbidos?




Não precisamos nem andar muito pelo espaço para nos depararmos com histórias ricas e cheias de perseverança, como dona Saúde Amaral, que reside na região de várzea do município de Óbidos e a mais de 5 anos trabalha com a venda de seus produtos na feira, são; doces, pimenta malagueta, chocolate moído, Urucu, tucupi e vários produtos que já fazem parte da mesa das famílias tradicionais. Segundo a feirante, as vendas ali, sempre foram um sucesso. “Eu já estou a mais de 5 anos aqui, e sempre foi um sucesso, o povo gosta de comprar meus produtos e a gente aproveita para lucrar e ajuda na renda lá em casa né”, afirmou a vendedoura.



Dentre os produtos encontrados nas vendas está uma particularidade da feira de Óbidos, a geleia de Cacau, preparada de forma artesanal, por famílias ribeirinhas que de forma única na região descobriram a formula para produzir iguaria na região de várzea da região. Em outro tablado encontramos ainda o tradicional Piracuí, também produzido de forma artesanal na região de rios.

Dona Valcilene veio da comunidade São Raimundo, área de várzea do município de Óbidos, e espera vender tudo. “Esse piracuí a gente mesmo que faz lá no São Raimundo, de Acarí que o pessoal compra muito, e como o preço está bom, eu espero faturar um dinheirinho né mano”, afirmou a feirante.

Das comunidades de terra firme vem a farinha de mandioca e seus derivados, são produtos como farinha de tapioca, tapioca, beiju mole, beiju com castanha, farinha de carimã e muitas outras delicias que não falta nas meses e nem saem de moda nos principais pratos da culinária local.




Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp