03/05/2023 às 09h29min - Atualizada em 03/05/2023 às 09h29min

Banco Central anuncia atualizações para ampliar segurança do Pix; confira | Portal Obidense

Órgão disponibilizará campos específicos para notificar fraudes; implementação acontecerá a partir do dia 5 de novembro

Da Redação
jovempan.com.br

Portal Obidense  Publicidade 790x90

jovempan.com.br

BRASIL - O Banco Central (BC) divulgou nesta terça-feira, 2, que o Pix – método de pagamento instantâneo de transferência de recursos entre contas bancárias – passará a contar com um reforço de seregurança na sua utilização. Segundo o Bacen, a partir do dia 5 de novembro deste ano, será disponibilizado campos específicos nas notificações de fraude – como ‘conta laranja’ ou falsidade ideológica -, assim como a razão da notificação – estelionato, golpe ou invasão de conta.
 

A notificação será realizada de modo a avisar os usuários sempre que houver uma suspeita de fraude na transação. Além disso, haverá um aumento no conjunto de dados de segurança para que as instituições bancárias possam consultar as análises antifraudes das transações realizadas pela plataforma. A quantidade de infrações cometidas por determinada conta, seja ela laranja ou realizada através de falsidade ideológica, assim como a quantidade de usuários que aceitaram a notificação de infração contra a chave Pix passarão a estar disponíveis no banco de dados do Banco Central por até 5 anos. Atualmente, as informações ficam disponíveis por 6 meses.
 

De acordo com o órgão, o prazo estabelecido – de 5 de novembro – foi calculado para que todos os ajustes necessários nos sistemas fossem realizados. “A segurança é um dos pilares fundamentais do Pix e é entendida como um processo contínuo, pois novas formas de fraude e golpes surgem com frequência. Em função disso, o BC atua de forma permanente para garantir a manutenção do elevado patamar de segurança do Pix”, informou o Bacen através de nota divulgada à impren

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp