29/04/2023 às 13h40min - Atualizada em 29/04/2023 às 13h40min

Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável é reativado no município de Óbidos: período 2023-2025 | Portal Obidense

O Conselho foi criado pela Lei Municipal nº 3.147, de 08 de julho de 1997

Por: Elton Pereira
Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável é reativado em Óbidos:


ÓBIDOS - Na sexta-feira (28) de abril de 2023, na Sede da Associação dos Amigos do Menino Jesus, foi realizada uma reunião ordinária para tratar sobre a reativação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável  (CMDRS), com a direção do Secretário Roberto Pinnedo, da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Abastecimento (SEMAB), que também presidirá o conselho até abril de 2025.
 
O Prefeito Jaime Silva - MDB, participou do ato na reunião e destacou da importância de reativar este Conselho, uma vez que envolver entidades que exercem serviços diretos ao segmento produtivo rural e/ou representar à categoria dos produtores da agricultura familiar no município, tendo então um espaço democrático de participação efetiva para contribuir nas diretrizes que norteiam a política municipal de desenvolvimento rural.


Portal Obidense  Publicidade 750x90

 
"Os conselhos são primordiais para a política de engajamento social e mesmo de trabalho e fortalecimento das classes, e a gente via a necessidade dessa reativação, tão importante para os nossos agricultores rurais", afirmou o Prefeito de Óbidos, Jaime Silva.

O Conselho foi criado pela Lei Municipal nº 3.147, de 08 de julho de 1997. Com sua alteração por Lei nº 5.541, de 09 de janeiro de 2019, ficou constituído por 17 entidades membros, sendo 6 (seis) representantes do Poder Público, 6 (seis) representantes das entidades Não Governamentais; 3 (três) representantes de entidades financeiras e 2 (duas) representantes de entidades de ensino e pesquisa.
 
A reunião com os conselheiros participantes, foi fundamental para apresentar os projetos em andamento que vem sendo realizados pela equipe técnica da SEMAB, assim como também a revelação de projetos que em breve estarão sendo implementados no meio rural do município (tanto em comunidades de terra firme como de várzea). Esses Projetos são: Implantação de Sistemas Agroflorestais – SAFs; Instalação do fogão ecológico; Instalação de carneiro hidráulico para irrigação; Reativação do cultivo de juta para fibra; Melhoramento genético do rebanho bovino de produtores familiares e; Desenvolvimento do aplicativo mercadológico da feira dos produtores rurais.


Portal Obidense  Publicidade 750x90


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp