25/04/2023 às 13h32min - Atualizada em 25/04/2023 às 13h32min

Mutirão realiza atendimentos médicos especializados e cirurgias eletivas em Óbidos | Portal Obidense

A ação em saúde, faz parte de uma parceria entre a ONG Doutores do Mundo, Hospital Dom Floriano e Prefeitura de Óbidos

Por: Elton Pereira

Portal Obidense  Publicidade 790x90



ÓBIDOS - Iniciou na manhã desta terça-feira, (25) de abril, os atendimentos médicos especializados e as cirurgias eletivas realizadas por meio de parceria firmada entre Hospital Dom Floriano (Santa Casa de Misericórdia), ONG Doutores do Mundo e Prefeitura municipal de Óbidos por meio da SEMSA (Secretaria de Saúde). O objetivo é promover saúde no município, com especialistas carentes na rede de atendimento do município, sem a necessidade de deslocamento para outros municípios, por isso, o foco principalmente das cirurgias eletivas é para pacientes que aguardavam na fila do TFD (tratamento Fora de Domicílio), e que com isso, precisariam se deslocar para outras cidades.

 
A ONG dos doutores do mundo tem como objetivo de  levar atendimento básico de saúde, educação, cestas básicas e esperança para comunidades carentes.


 
Todos os participantes nas ações exercem função de maneira voluntária. Doutores do mundo tem sede em Santos/São Paulo e atualmente contam com trabalhos sendo realizados no Brasil, Moçambique e África.  A ação chegou até o município de Óbidos, por meio das expedições realizadas pelo Barco Hospital Papa Francisco, onde os voluntários também atuam e fizeram o primeiro contato com o município.
"Nós desembarcamos em Óbidos de forma voluntária e trazendo para o município alguns atendimentos especializados que víamos como necessários, além disso, também vamos realizar as cirurgias durante os 8 dias que estaremos empenhados no mutirão", disse a presidente da ONG, Dr. Bruna.

Somente no primeiro dia de ação, mais de 500 atendimentos foram realizados, segundo dados repassados pela coordenação do Hospital Dom Floriano. Nove especialidades médicas serão ofertadas; pediatria, ginecologia, dermatologia, cardiologia, otorrinolaringologia, cirurgião geral, gastroenterologia, clínico geral e anestesista. Os atendimentos acontecem até sábado, 29.

A Secretaria de Saúde do município, disponibilizou para o mutirão, toda a semana necessária para que os atendimentos pudessem ocorrer de forma rápida e assertiva.

 
"Dar prioridade para essas pessoas que estavam na fila do TFD, é colocar fim em um verdadeiro pesadelo pelo qual essas pessoas estavam vivendo, então, ao perceber a oportunidade de firmar parceria para a realização do mutirão, a Semsa não pensou duas vezes e abraçou a causa",  Destacou a enfermeira da Semsa, Ileana  BoaMorte.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp