24/04/2023 às 18h32min - Atualizada em 24/04/2023 às 18h32min

Óbidos realiza a 14ª Conferência de Saúde; 19 propostas foram aprovadas

Evento foi realizado na quinta-feira, 20, na Colônia de Pescadores Z-19

Por: Érique Figueirêdo
ASCOM-PMO

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Óbidos realiza a 14ª Conferência de Saúde - Fotos: Odirlei Santos/ ASCOM-PMO

ÓBIDOS - O Conselho Municipal e a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realizaram a 14ª edição da Conferência Municipal de Saúde de Óbidos, que teve como tema “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia”.
 

A temática abordada foi a mesma que será discutida na Conferência Nacional que acontecerá no mês de junho em Brasília (DF), promovendo um debate sobre a defesa de um Sistema Único de Saúde universal, 100% público, com equidade no acesso às ações e serviços de saúde, integralidade do cuidado e financiamento adequado e suficiente.
 
Em Óbidos, o evento aconteceu na sede da Colônia de Pescadores e Pescadoras Artesanais Z-19, no Centro da cidade, e contou com a presença de representantes de diversos segmentos da sociedade civil organizada, entre eles usuários da rede municipal de saúde, trabalhadores, gestores e prestadores de saúde, além da população em geral.
 
Na oportunidade, foram eleitos 11 delegados, que representarão o município na Conferência Estadual para apresentar e defender as propostas aprovadas no pleito municipal.


Portal Obidense  Publicidade 750x90


 
Propostas aprovadas pela assembleia da 14ª Conferência de Saúde de Óbidos
 
EIXO I
 
Distribuir recursos financeiros para a saúde de acordo com as regiões e condições geográficas.
 
Firmar convênios com os laboratórios dos municípios, para analise das amostras de coletas de exames do PCCU, visando a descentralização do Estado e agilidade no resultado.
 
Intensificar as fiscalizações e punições em programas do Governo Federal, buscando beneficiar famílias em situação de vulnerabilidade social.
 
Investir financeiramente nos departamentos de Vigilância Sanitária municipais, fomentando a busca pelo abastecimento e seguridade alimentar, assegurando qualidade alimentar e objetivando a valorização da agricultura familiar.
 
EIXO II
 
Implantar o Ambulatório de Especialidade da Saúde da Mulher no Município de Óbidos em parceria com a Santa Casa.
 
Realizar um Consórcio Estadual para rodízios de profissionais da saúde (médicos), destinado em atenção primária.
 
Ampliar o Programa Médicos pelo Brasil e/ou Mais Médicos, com disponibilidade com quantitativo superior de médicos para os munícipios da calha norte ou em conformidade com as UBS cadastradas.
 
Revisar as diretrizes da assistência Integral a saúde mental para adesão do CAPS-AD, de acordo com a realidade local, extinguindo-se o critério populacional.


Portal Obidense  Publicidade 750x90


 
Ampliar o atendimento da saúde bucal nas unidades de saúde dos municípios.
 
EIXO III
 
Firmar parcerias entre as universidades Estaduais e Federais com os municípios, afim de promover espaço de formação acadêmica na área da saúde, através de estágio, financiado pelo Estado ou pela União.
 
Aumentar os recursos destinados a farmácia popular.
 
Implantar Centro de Atendimento Farmacêuticos, nos municípios onde ainda não foram implantados.
 
Implantar o Hospital Regional da calha norte do oeste do Pará na Cidade de Óbidos como Polo.
 
Implantar o centro de saúde do Idoso nos municípios acima de 50 mil Habitantes.
 
EIXO IV
 
Investir para o desenvolvimento das ações de vigilância em saúde nos municípios, com equipamentos laboratoriais, informática, rede de frios, capacitação para os profissionais visando a melhoria das ações determinantes para a promoção à Saúde da população.
 
Acelerar a implantação do Hospital Regional da calha norte, assim como implantar uma Policlínica, com o intuito de suprir as demandas da região e favorecer o acesso as diversas especialidades.
 
Aumentar o investimento financeiro do Estado para o fortalecimento da atenção básica, reformulação da tabela SUS e pactuação intergestores dos municípios, garantindo a funcionalidade dos atendimentos prestados aos usuários.
 
Implantar e implementar o Núcleo de Formação Permanente, promovendo formações e capacitações profissionais a todos aqueles que diretamente lidam com as particularidades humanas, visando o correto tratamento, cuidado e zelo, firmando o combate as diversas formas de preconceitos e criminalidades no âmbito da saúde regional.
 
Implantar a Usina da Paz nos municípios da Região Calha Norte com o objetivo de buscar a transformação social, reduzindo a violência, com isso trazendo mais cidadania.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp