15/04/2023 às 10h16min - Atualizada em 15/04/2023 às 10h16min

Profissionais da Atenção Básica da Secretaria de Saúde de Óbidos participam de curso sobre preenchimento da caderneta de vacinação

Orientações estão sendo repassadas pela Referência Técnica de Saúde da Criança do 9º Centro Regional da Sespa

Da redação
Por: ASCOM-PMO

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Profissionais da Atenção Básica participam de curso - Fotos: Divulgação/ Odirlei Santos/ ASCOM-PMO
ÓBIDOS - A importância do preenchimento correto e a atualização da caderneta de vacinação da criança são tema da capacitação que está sendo realizada em Óbidos. A capacitação está sendo ministrada pela Referência Técnica de Saúde da Criança do 9º Centro Regional da Secretaria de Saúde Pública do Pará (Sespa).
 
O público-alvo são os profissionais que atuam na Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), responsáveis pela coleta do teste do pezinho e de outros serviços.

 
Com a caderneta é possível acompanhar o crescimento e o desenvolvimento infantil, por meio de informações e orientações que ajudam a cuidar melhor da saúde de crianças até os 9 anos de idade.
 
O documento é dividido em duas partes: a primeira apresenta os direitos infantis e dos pais, orientações sobre o registro de nascimento, amamentação e alimentação saudável, vacinação, crescimento e desenvolvimento, sinais de perigo de doenças graves, prevenção de acidentes e violências, entre outros; a segunda parte é destinada aos profissionais de saúde, com espaço para registro de informações importantes relacionadas à saúde da criança.
 
A caderneta também contém os gráficos de crescimento e tabelas para registro das vacinas aplicadas.



 
A enfermeira Kelly Fonseca, que atua no setor de referência técnica em saúde da criança, responsável pela capacitação, ressalta a importância de preencher corretamente o documento.
 
“O profissional lá do hospital que pegar uma caderneta bem preenchida, com todas as observações e advertências desde o médico ao enfermeiro, ele já vai saber se a criança está vacinada, se a criança tem algum tipo de observação. E essa nova caderneta que a gente vem falando, de 2022, ela já vem com espaço para o espectro autista, além da programação da vacinação que já inclui a vacinação contra a Covid-19”, explicou Kelly.
 
Izanilda Rodrigues, coordenadora da Atenção Básica da Semsa, disse que a atualização das informações aos enfermeiros e técnicos de enfermagem terá resultado direto no serviço ofertado aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
 
“É importante que esses profissionais participem da capacitação para melhorar a qualidade da assistência à saúde da criança no município. E para que nós possamos ter um bom êxito nos resultados alcançados no município, precisamos que os nossos profissionais estejam habilitados e capacitados”, ressaltou Izanilda.
 
Presente no curso realizado nesta quarta-feira (12), no auditório da escola estadual São José, a secretária de Saúde, Selma Caetano, esclareceu os motivos pelos quais a Semsa não está entregando a caderneta de vacinação para os recém-nascidos, mas um cartão de acompanhamento.
 
“Essas cadernetas, elas são fornecidas pelo Ministério da Saúde. Houve um problema com esse fornecimento, então o município está fazendo a parte dele, providenciando uma carteira na verdade até que cheguem as cadernetas para o município. Ainda assim, estamos mantendo todos os serviços da atenção básica às crianças”, finalizou Selma.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp