08/04/2023 às 14h52min - Atualizada em 08/04/2023 às 14h52min

Obidenses acompanham a 'Via Sacra' durante a encenação do grupo Getsêmani

Segundo ato da peça teatral narrou a prisão, morte e ressurreição de Jesus Cristo

Por: Érique Figueirêdo

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Prisão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Fotos: Lemon Produções/ Getsêmani

ÓBIDOS - As ruas do Centro de Óbidos foram cenário para os atores da Associação Artística e Cultural Getsêmani que, acompanhados de centenas de pessoas, reviveram a Via Dolorosa de Jesus Cristo, desde a condenação à morte até a ressurreição, como narra a Bíblia.
 

Na Sexta-feira (7), o grupo apresentou o segundo ato do espetáculo sacro, que iniciou na noite de quinta-feira (6) com a "Instituição da Eucaristia" e a prisão de Jesus.
 
A partir do Forte Pauxis, um dos patrimônios arquitetônicos de Óbidos, usado como cenário para o palácio de Pôncio Pilatos, os atores encenaram as 14 estações da "Via Sacra".



 
Entre as passagens marcantes, o público acompanhou de perto o encontro de Maria com Jesus na quarta estação, e rememorou o acalento de Verônica a Jesus, quando o rosto do Salvador fica marcado no pano.
 
"Vamos para as ruas levar uma mensagem de fé, de esperança e o resultado de meses de ensaios com crianças, jovens e adultos, que se dedicam a recontar essa linda história. A fé está presente nesse trabalho", disse Geandre Reis, diretor geral da peça.


 
Mais de 70 pessoas estiveram envolvidas com o espetáculo, entre atores e equipe de apoio.
 
Em 2023, o grupo Getsêmani celebrou 30 anos de evangelização nas ruas de Óbidos, por meio do teatro amador. Por isso, dentre as mudanças realizadas para marcar a data, esteve o local da encenação da crucificação que, pela primeira vez, foi na Praça da Cultura, além da utilização de três atores no papel de Cristo, um ator veterano, um da atual geração, e um estreante no papel principal.
 
Josimar Cativo, Everton Marinho e Everaldo Castro protagonizaram momentos diferentes das passagens bíblicas.
 
Everaldo Castro "deu vida" a Jesus pela primeira vez, a partir da primeira estação, desde quando Ele é condenado à morte até a ressurreição. O ator se disse feliz e honrado em representar o papel.


 
"É um privilégio e uma responsabilidade muito grande também. Mas, como já atuei em outros papeis, tinha uma noção do texto. Foi tudo muito bonito, apesar dos desafios, cumprimos a nossa missão", comemorou.
 
Ao final, com a ressurreição de Cristo, encenada em frente à Casa de Cultura, o Grupo deixou uma mensagem sobre a importância da unidade entre os homens, e a necessidade de viver e refletir a Paixão de Cristo.
 
A tradicional "Via Sacra", apresentada pelo grupo Getsêmani, faz parte da programação da Semana Santa da Paróquia de Sant'Ana e é um instrumento de evangelização.



Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp