30/03/2023 às 16h05min - Atualizada em 30/03/2023 às 16h05min

30 de março é lembrado como o Dia Mundial do Transtorno Bipolar | Portal Obidense

Uma doença bastante instável que provoca mudanças de humor repentinas, e que pode afetar tarefas simples do dia a dia de um portador

Por: Marcelo Luiz

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Dia Mundial do Transtorno Bipolar

MUNDO - Destacamos essa data como o dia do transtorno Bipolar, ou também conhecido como doença de "Maníaco-Depressiva", uma condição onde são provocadas oscilações significativas no comportamento e no humor de uma pessoa portadora desse transtorno.
Esse dia é teoricamente "comemorado" em 30 de março, a data faz referência ao nascimento do renomado pintor holandês Vicente Van Gogh, que segundo históricos o mesmo era portador da doença.


Essa doença está presente em homens  e mulheres do mundo todo, e pode ser manifestada ainda na adolescência. Dados apontam que cerca de 6 milhões de brasileiros entre o sexo feminino e masculino possuem o transtorno, com base na faixa etária dos 20 aos 40 anos de idade.

Sintomas

Os sinais desse transtorno variam muito, dependendo do caso e do comportamento da pessoa, e isso pode ser destacado em 2 estágios, bem como o episódio "maníaco" onde o portador irá apresentar sintomas como: agitação, euforia, irritabilidade, comportamento incomum, fala muito rápida, falta de concentração, falta de sono, tendência ao consumo de drogas, comportamento agressivo, dentre outros.

Existem casos em que a doença pode alcançar o estágio depressivo e as características que a pessoa apresenta são: Mau humor, tristeza, ansiedade, pessimismo, sentimento de culpa, inutilidade, perda de interesse nas coisas que gostava de fazer, sensação de fadiga constante, dificuldade de concentração, sono excessivo ou falta dele, alterações no apetite e peso, dores crônicas e o mais grave pensamentos de suicídio.

Tem cura?

O transtorno Bipolar não possui cura, porém há vários métodos de tratamento, dentre eles iniciando com a procura de um profissional que auxilie nesse tratamento, podendo ser um psicólogo ou psiquiatra.

Durante o tratamento, o portador passa por diversos métodos naturais como Ioga, pilates, caminhadas, bebidas calmantes, conversação, práticas saudáveis, distrações positivas e acima de tudo, sempre ter a participação da família nesse processo.



Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp