29/03/2023 às 08h34min - Atualizada em 29/03/2023 às 08h34min

Procon Óbidos promove a campanha Mês do Consumidor com ações educativas e de orientação

Palestras em escolas estão sendo realizadas em alusão ao Dia Mundial do Consumidor, celebrado em 15 de março; reabertura do órgão está sendo divulgada

Por: Érique Figueirêdo
ASCOM-PMO

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Procon Óbidos promove a campanha ‘Mês do Consumidor’ - Fotos: Odirlei Santos/ ASCOM-PMO

ÓBIDOS - Quais os direitos do consumidor? A pergunta sempre frequente quando é realizada a compra de um produto ou a contratação de um serviço, e o tema central das palestras que começaram a ser realizadas pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/Óbidos), na manhã desta terça-feira (28), com alunos da Escola Estadual Professor Maurício Hamoy.
 

Além de levar informações relevantes para as relações de consumo, o objetivo da campanha “Mês do Consumidor”, realizada em alusão ao Dia Mundial do Consumidor, celebrado em 15 de março, é que o público-alvo possa disseminar as informações, além de conhecer a função do Procon que teve os atendimentos reativados em Óbidos, em janeiro desse ano.
 
A assessora jurídica do Procon, Clara Rodrigues, explica que as palestras são um meio eficaz de fazer com que os alunos, possam identificar possíveis práticas abusivas cometidas na relação comercial com empresas de todos os ramos.
 
“Nosso objetivo é fazer com que eles possam identificar quais práticas abusivas o consumidor sofre, por isso, é importante frisar sobre a vulnerabilidade que é o consumidor. Nós buscamos fazer esse trabalho de orientação em nossas palestras, deixando claro quando procurar o Procon. Não adiantar nós termos um órgão em Óbidos de proteção e defesa do consumidor, se as pessoas não sabem a sua finalidade e nem quando procurar o órgão”, disse Clara.




 
A primeira campanha do Procon/Óbidos após a reabertura, está sendo usada também, de forma estratégica para divulgar a atuação do órgão.
 
“Essa é a primeira campanha das muitas que devemos realizar ao longo do ano, bem como a orientação de forma individual, em relação aos fornecedores [empresas]do município”, ressaltou a assessora jurídica.
 
A palestra foi marcada pela interatividade com os alunos, que aproveitaram a oportunidade para fazer perguntas a respeito do direito de troca de mercadorias, informações de preços de produtos e outras dúvidas frequentes.
 
O diretor da Escola Professor Maurício Hamoy, Daniel Bentes, destacou a importância da iniciativa do Procon/Óbidos.
 
“É um assunto extremamente importante, não só para alguns componentes curriculares, como matemática, sociologia e filosofia, mas também para a vida né? Conhecimento sobre os seus direitos e deveres, está intimamente ligado a questão da cidadania”, lembrou o educador.
 
O trabalho educativo e preventivo do Procon/Óbidos, deve chegar na quarta-feira (29), aos alunos da Escola Estadual São José, e na quinta-feira (30), aos alunos da Escola Municipal São Francisco.
 
Atendimentos

A central de atendimento presencial do Procon, fica localizada na Rua Marcos Rodrigues de Souza, nº 115-b, Centro.
O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, de 8h às 14h.



Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp