29/03/2023 às 08h15min - Atualizada em 29/03/2023 às 08h15min

Construção do novo sistema de abastecimento de água avança em Alenquer | Portal Obidense

O projeto prevê a construção da área de captação flutuante, reservatório e estação de tratamento de água

Da Redação
Agência Pará

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Agência Pará

ALENQUER - A Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) prosseguiu em março as obras do novo sistema de abastecimento de água do município de Alenquer, no Baixo Amazonas, oeste paraense. Executada pelo Governo do Pará, por meio da Companhia de Abastecimento (Cosanpa), a obra já atinge quase 30% do projeto, que visa garantir o fornecimento de água de qualidade aos consumidores da Cosanpa na sede municipal.
 

De acordo com Marília Contente, engenheira da Cosanpa responsável pelo projeto, durante todo o mês de março foram realizadas novas fases do sistema. “Os trabalhos estão focados na continuação da construção da Estação de Tratamento de Água (ETA) compactada, com a correção em estrutura metálica e montagem da tubulação do projeto", informou a engenheira.
 

Ainda de acordo com Marília Contente, as etapas no centro de produção e reserva de Alenquer priorizaram a área de captação. "O time de trabalho focou no corte e dobra de aço para a viga térrea do novo escritório de atendimento, corte e dobra de aço para estacas do Reservatório Apoiado (RAP), concretagem dos blocos da casa química, da laje do fundo do escritório, além da construção do canteiro de obras no setor 2", explicou.
 

Abastecimento - O projeto prevê a construção da área de captação flutuante; implantação de estação de tratamento de água com capacidade para 142 litros por segundo; construção de reservatório apoiado para 1.500 m³ (metros cúbicos), e elevatória com três conjuntos motobombas, sendo dois para operação e um reserva.
 

Também constam do projeto: reservatório elevado com capacidade de 1000 m³; casa de química; adutora de água bruta em PEAD (Polietileno de Alta Densidade); 10 km de rede de distribuição de água; 802 ligações domiciliares com hidrômetros e sistema de automação.
 

O investimento no projeto é de R$ 64 milhões, dos quais R$ 53,8 milhões são recursos do governo do Estado. Os trabalhos prosseguem, com previsão de conclusão em 2024.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp