18/03/2023 às 09h11min - Atualizada em 18/03/2023 às 09h11min

Governo Lula: PIB vai crescer menos em 2023 | Portal Obidense

Fazenda, Banco Central e OCDE preveem desempenho menor para economia brasileira neste ano

Da Redação
revistaoeste.com

Portal Obidense  Publicidade 790x90

revistaoeste.com

BRASIL - No primeiro ano do novo governo Lula, a economia do Brasil deve crescer menos que em 2022. A projeção é da Secretaria de Política Econômica (SPE), órgão vinculado ao Ministério da Fazenda.
 

De acordo com o mais recente Boletim Macrofiscal da SPE, o Produto Interno Bruto (PIB) do país vai crescer 1,6% em 2023. Quase a metade do desempenho econômico do ano passado: 2,9%, conforme os cálculos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
 

A secretaria publicou o documento nesta sexta-feira, 17. Na edição anterior, datada de novembro, a estimativa para o crescimento econômico para 2023 era de 2,1%. Ou seja: os cálculos realizados já com a equipe econômica do governo Lula em ação levaram à redução da expectativa para o PIB. Ao mesmo tempo, o mercado espera um resultado ainda pior.
 

Publicado na segunda-feira 13, a mais recente edição do Relatório Focus prevê a expansão econômica de 2023 em 0,8% para o país. O documento é elaborado pelo Banco Central a partir de pesquisas feitas com o mercado financeiro.
 

As previsões publicadas pela OCDE hoje dão uma pista da perspectiva internacional. Neste ano, segundo o documento, a economia do Brasil vai crescer menos de 1%.
 

A projeção coloca o desempenho brasileiro abaixo da média mundial, bem como menor que o dos Estados Unidos e distante do da china. A mesma OCDE registrou um cenário diferente para 2022. No ano passado, antes de o governo Lula ter início, o PIB brasileiro cresceu mais que a média mundial e norte-americana, além de empatar com o desempenho chinês. 

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp