14/03/2023 às 16h45min - Atualizada em 14/03/2023 às 16h45min

SEMAB e CAIBA empoderam agroextrativistas para o plantio de essências florestais | Portal Obidense

A ação tem como objetivo, o reflorestamento de áreas desmatadas de forma irracional para o estabelecimento da atividade de agricultura e pecuária

Por: Elton Pereira

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Plantio de essências florestais
ÓBIDOS - Após quatro meses de ações conjuntas e participativas entre a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Abastecimento (SEMAB), a CAIBA Industria e Comércio S/A e produtores agroextrativistas organizados da região do Cruzeirão, área rural do município de Óbidos, a parceria deu um grande passo para recomposição de áreas desmatadas irracionalmente.
 
 A iniciativa participativa envolveu a SEMAB, CAIBA e produtores agroextrativistas, que iniciaram com o plantio de mudas de “cumarú” e “castanha da amazônia” (ambas espécies nativas da região) com a orientação e acompanhamento técnico.




 
As mudas começaram a ser produzidas em uma época propícia (novembro de 2022) para coincidir seu plantio durante a estação dos meses chuvosos, e assim, em médio e em longo prazo, a demanda de recomposição da vegetação em áreas desmatadas será suprida; seja através da formação de sistemas agroflorestais (SAFs) ou agrossilvipastoril, ou de áreas de preservação permanentes (APPs).

Participam nesta iniciativa 25 agroextrativistas, e cada qual responsável por plantar em suas áreas, aproximadamente, 200 mudas. Em breve, com o início do Projeto SAFs, estas ações participativas serão fortalecidas e abrangidas para outras sete (7) regiões polos do município de Óbidos.




Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp