10/03/2023 às 10h01min - Atualizada em 10/03/2023 às 10h01min

Chega ao Senado MP que cria programa de combate ao assédio sexual | Portal Obidense

A proposta já foi aprovada pela câmara dos deputados.

Carol Teixeira.
Da Rádio Senado

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Da Rádio Senado

BRASIL - A medida provisória aprovada pela Câmara cria um Programa de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Sexual. A proposta inicial previa que a abrangência do porgrama fosse limitada ao ambiente escolar, mas a matéria foi alterada e agora as ações serão aplicadas em toda a administração pública direta e indireta, federal, estadual, distrital e municipal. De acordo com a medida provisória os objetivos a serem alcançados pelo novo programa são a prevenção e o enfrentamento ao crime de assédio sexual, a capacitação dos agentes públicos para desenvolver e implementar ações de discussão e prevenção nos órgãos e entidades públicas e a disseminação de campanhas educativas sobre os comportamentos que caracterizam o assédio e outros crimes contra as mulheres. Além disso, a MP determina que qualquer pessoa que tiver conhecimento da prática desses crimes tem o dever legal de denunciar e colaborar com as investigações. Em relação ao ambiente escolar, a MP estabelece que o programa será direcionado para a formação continuada dos profissionais de educação dos ensino infantil e fundamental, não havendo abordagem sobre o tema diretamente com os alunos. A relatora da proposta, deputada Alice Portugal, do PC do B, da Bahia, destaca a importância de um programa educativo para abordar os temas de assédio sexual e proteção das mulheres:
 

Não é possível que o Brasil continue, no ranking mundial, aparecendo entre os países onde as mulheres mais morrem vítimas de feminicídio e de violência. Não é possível que possamos ainda idealizar um país livre com, infelizmente, assédio sexual acontecendo no uso da hierarquia nas repartições públicas, no setor privado, e isso ser questionado, por longos anos, sem um estatuto legal que consiga efetivar um processo educativo.
 

Ainda de acordo com a proposição, todos os órgãos e entidades envolvidos deverão elaborar ações e estratégias destinadas à prevenção e ao enfrentamento do assédio sexual e de todas as formas de violência sexual. E os atos criminosos serão tipificados com base no Código Penal, Lei Maria da Penha e Estatuto da Criança e do Adolescente. A medida provisória será agora votada pelo Plenário do Senado.

 

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp