19/02/2023 às 10h12min - Atualizada em 19/02/2023 às 10h12min

Ortega na mira da Anistia Internacional | Portal Obidense

Ditador da Nicarágua deu início a uma nova rodada de abusos contra opositores

Da Redação
revistaoeste.com

Portal Obidense  Publicidade 790x90

revistaoeste.com

INTERNACIONAL - A Anistia Internacional (AI) pediu à comunidade internacional que se empenhe para barrar os novos abusos do ditador Daniel Ortega, da Nicarágua, que declarou 317 pessoas como apátridas.
 

“Está claro que o governo de Daniel Ortega aprofunda sua política sistemática de repressão com esta nova onda de táticas repressivas, razão pela qual convocamos com urgência a comunidade internacional a redobrar seus esforços diante desses novos abusos”, disse Erika Guevara, diretora de AI para as Américas. 

 

A diretora pediu que sejam usados todos os meios para defender os opositores da ditadura. “Todos os mecanismos disponíveis para apoiar, proteger e respaldar os defensores dos direitos humanos e as vozes críticas ao governo de Ortega, que tiveram sua nacionalidade retirada”, ressaltou. 

 

s escritores Sergio Ramírez e Gioconda Belli; o bispo auxiliar de Manágua, Silvio Báez; a veterana defensora dos direitos humanos Vilma Núñez, o jornalista Carlos Fernando Chamorro, o ex-comandante Luis Carrión e outros ex-companheiros de Ortega também constam na lista de nicaraguenses declarados apátridas pelas autoridades judiciais do país. 

 

Erika considera que o exílio, acordado entre Ortega e o presidente dos Estados Unidos, Jor Biden, é o novo padrão de violação dos direitos humanos do governo sandinista. No início do mês de fevereiro, os EUA receberam 222 presos políticos em um acordo negociado com Washington, marcando uma das maiores libertações de prisioneiros que envolvem os Estados Unidos. 

 

“Nesta nova onda de violações dos direitos humanos, Daniel Ortega tenta substituir a prisão injusta daqueles que levantam a voz e defendem os direitos pelo exílio forçado, despojando cruelmente os direitos de centenas de nicaraguenses e reforçando sua política de terror e repressão para aniquilar qualquer dissidência”, disse.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp