10/02/2023 às 09h24min - Atualizada em 10/02/2023 às 09h24min

Barco Hospital Papa Francisco encerra 66ª expedição com mais de 6 mil atendimentos | Portal Obidense

otal de 20 comunidades ribeirinhas de Vira Volta e Salvação, no município de Alenquer, no Baixo Amazonas, receberam diversas ações de saúde

Da Redação
Agência Pará

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Agência Pará

PARÁ - De 2 a 9 de fevereiro, foi realizada a 66ª expedição do Barco Hospital Papa Francisco, com serviços de saúde para 20 comunidades ribeirinhas de Vira Volta e Salvação, no município de Alenquer, no Baixo Amazonas. 
 

O projeto é uma parceria entre a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e a Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus e assiste, em especial, locais de difícil acesso por via terrestre
 

Nesta 66ª expedição, foram realizados 6.917 atendimentos de saúde, entre consultas médicas, consultas odontológicas, procedimentos cirúrgicos, exames de imagem e laboratoriais, serviços de farmácia, internações hospitalares e cirúrgicas, testes de Covid-19 e refeições servidas.
 

A equipe do barco contou com mais de 30 profissionais, incluindo voluntários de todo o país interessados em contribuir no projeto. Nesta 66ª expedição, a equipe contou com um médico coloproctologista, atendendo um pedido feito pelas comunidades ribeirinhas de Alenquer durante uma expedição realizada no ano passado. O especialista realizou procedimentos cirúrgicos, consultas médicas e encaminhou exames para as pessoas que procuraram atendimento. 
 

Outras especialidades incluídas nesta expedição foram oftalmologia, ginecologia, anestesiologia, clínica geral e cirurgia geral. Na parte de exames, foram oferecidos laboratoriais, mamografias, métodos gráficos, oftalmológicos, raio x e ultrassonografia.
 

O coordenador do projeto Frei Afonso Bici fez uma avaliação positiva da 66ª expedição do Barco Hospital: “É sempre uma alegria muito grande levar atendimento de saúde de qualidade e esperança para a nossa população. Sempre que pudemos, atendemos as solicitações das comunidades que passamos, como foi o caso desta vez, que levamos o médico especialista com muita demanda para a população destes locais. É uma satisfação contribuir para as estratégias de saúde do governo do estado”, declarou.
 

O secretário de Saúde Rômulo Rodovalho acrescentou sobre a importância do projeto: “O Barco Hospital Papa Francisco é uma iniciativa fundamental no nosso desafio de levar saúde por todo nosso estado. Os números de pessoas atendidas a cada expedição mostram o sucesso do projeto em servir a população destes locais difíceis de alcançar”, afirmou.
 

A próxima expedição ocorrerá no município de Aveiro, no sudoeste paraense, entre os dias 23 de fevereiro a 2 de março.

 

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp