07/02/2023 às 20h13min - Atualizada em 07/02/2023 às 20h13min

Ação conjunto dos órgãos de segurança contra poluição sonora | Portal Obidense

A operação aconteceu na segunda logo após o Pai da Pinga

Por: Walmir Ferreira

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Ação contra poluição sonora em Óbidos

ÓBIDOS – Está virando mania o uso de carros com equipamentos sonoros com volume acima do permitido em alguns pontos da cidade de Óbidos, principalmente quando tem algum evento na cidade, os carros turbinados aparecem e causam um barulho que segundo estudo prejudicam e causam transtorno e perturbação a centenas de metros de distância.

Devido a denuncias da população, uma operação conjunta entre: Polícia Militar, Polícia Civil, Detran, Demutran e SEMA, realizada após o término do bloco Pai da Pinga que acontece na segunda-feira (07), o resultado foi apreensão de 05 carros incluindo os que estavam nas proximidades das praças da cidade, com som acima do permitido, perturbando sossego dos morados das proximidades.




Um grande mal
Se as pessoas soubessem o quando a poluição sonora faz mal a vida, todos evitariam. Você sabia que a poluição sonora pode ser a responsável por sua irritação, cansaço e falta de sono?

Efeitos auditivos

Ao saber o que é poluição sonora, é fácil entender porque ela é a causa mais comum de perda auditiva. Nosso sistema auditivo é formado por células sensoriais de audição que, uma vez lesadas, não se regeneram.
A surdez causada pelos barulhos pode acontecer a longo prazo, como em exposição prolongada a um ambiente de nível de ruído médio, como indústrias e trânsito, ou imediato, como um tiro de revólver próximo ao ouvido. 

Irritação

A irritação aparece quando o ruído interfere nas atividades diárias, em sentimentos, sono e momentos de descanso, provocando reações negativas como raiva, cansaço, e outros sintomas de estresse.

Doença cardiovascular

Os barulhos excessivos também podem ser relacionados com doenças como infarto, hipertensão arterial e acidente vascular encefálico. Devido à exposição constante, ocorre maior estímulo no sistema nervoso autônomo, elevando a pressão, e contribuindo para processos como a aterosclerose.

Desempenho cognitivo

Como afirmamos acima, barulhos excessivos são considerados pela Organização Mundial de Saúde um problema de saúde pública por seus efeitos sobre crianças e adolescentes. Nessa idade, os ruídos aumentam os efeitos da irritabilidade, dificuldade de concentração e frustração, prejudicando diretamente o desempenho profissional e cognitivo. 

Distúrbios do sono

A qualidade do sono interfere de forma direta na saúde. Mesmo enquanto dormimos, percebemos e reagimos aos ruídos, que impedem o efeito restaurador de diversas funções, mantendo o nível de estresse elevado de forma inconsciente. 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp