26/01/2023 às 10h20min - Atualizada em 26/01/2023 às 10h20min

Veto à Lei dos Crimes contra o Estado Democrático de Direito é um dos 24 na pauta do Congresso | Portal Obidense

Este terá prioridade nas votações por conta da invasão e dos atos de vandalismo nas sedes dos poderes da república.

Bianca Mingote
Da Rádio Senado

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Da Rádio Senado
BRASIL - A partir de fevereiro o Congresso Nacional vai analisar 24 vetos, sendo que oito destes estão impedindo que outras matérias sejam apreciadas antes de sua deliberação. Uma das prioridades nas votações é o veto do ex-presidente Jair Bolsonaro à Lei dos Crimes contra o Estado Democrático de Direito, sancionada em 2021. Bolsonaro vetou oito dispositivos desta norma. Entre eles o capítulo que incluía no Código Penal o crime de atentado ao direito de manifestação e o aumento da pena a militares que cometessem crime contra o Estado Democrático de Direito, com perda do posto e da patente ou da graduação do envolvido. Após a invasão ao Congresso e os atos de vandalismo nas sedes dos Três Poderes da República, senadores avaliam que há urgência para que os vetos sejam derrubados. É o caso da senadora Eliziane Gama, do Cidadania do Maranhão:

 

Colocar em caráter de urgência esses vetos em votação para que a gente possa derrubá-los. Eu acho que hoje mais do que nunca, além das prisões das pessoas que tiveram um envolvimento de forma direta, nós precisamos chegar aos financiadores. E esta lei trata na verdade, de forma muita clara, isso. Então a gente precisa, na verdade, derrubar este vetos e, para além das prisões, avançar no processo legislativo.

 
Além disso, foi vetado nesta lei o dispositivo que pune a divulgação de fake news. A pena de até cinco anos de prisão para quem praticar a “comunicação enganosa em massa” estava prevista na Lei, mas a tipificação foi vetada por Bolsonaro. Também está na pauta do Congresso um veto à lei que criou o piso nacional da enfermagem e outro sobre a renegociação de dívidas do Fies.
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp