08/12/2022 às 09h45min - Atualizada em 08/12/2022 às 09h45min

Hospital Regional do Baixo Amazonas realiza o 78º transplante renal | Portal Obidense

Referência em média e alta complexidade na região, o HRBA atendeu um paciente de Manacapuru, no Amazonas, que estava na fila do transplante

Da Redação
Agência Pará
Agência Pará
SANTARÉM - O Hospital Regional do Baixo Amazonas “Dr. Waldemar Penna”, em Santarém, no Oeste do Pará, realizou o 78° transplante renal, beneficiando um paciente do Estado do Amazonas. Referência da rede pública estadual de saúde do Pará em procedimentos de média e alta complexidade, o HRBA atende moradores de 30 municípios paraenses.


O paciente de 37 anos, morador do município de Manacapuru, na Região Metropolitana de Manaus, estava na fila de espera no Pará porque o Amazonas ainda não realiza este tipo de transplante. Ele recebeu o rim de um doador falecido em Belém. O órgão chegou ao hospital as 13h45, e a cirurgia começou por volta das 17 h. O paciente continua na unidade em plena recuperação.

 
“Fizemos toda a logística para que ele pudesse viajar no dia 1º de dezembro (de Manaus para Santarém) e já ser submetido à cirurgia, que foi um sucesso. Este transplante marca o início da nova gestão na unidade, e mostra também a importância do HRBA para toda a região Norte, já que transplantamos um paciente de fora do Pará, que precisou deste atendimento”, destacou Emanuel Espósito, médico nefrologista responsável técnico pelo Serviço de Transplantes do Hospital Regional.

 
Transição - O procedimento marca o início da gestão do Instituto Social Mais Saúde (IMS), que assumiu a operacionalização do HRBA também em 1° de dezembro deste ano. A Organização Social está trabalhando nessa transição para garantir que tudo seja realizado de maneira segura, dando continuidade aos serviços disponíveis e aumentando os atendimentos em especialidades como cardiologia, endocrinologia, mastologia, oncologia e pneumologia.


“A nossa missão é realizar a gestão do Hospital Regional do Baixo Amazonas, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), com qualidade, economia e acolhimento, propondo melhorias contínuas e novos projetos em saúde. Queremos atender às expectativas da população do Baixo Amazonas, e continuar oferecendo um excelente atendimento médico e hospitalar”, afirmou Marcos Silveira, diretor interino da unidade.
 
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp