13/11/2022 às 16h07min - Atualizada em 13/11/2022 às 16h07min

Remaria de Nossa Senhora da Conceição une fé e canoagem | Portal Obidense

O percurso integra as águas do Pará e Amazonas em mais de 2 mil km, formando a maior peregrinação a remo do Brasil

Da Redação
Informações: Pe. Sidney e ASCaE

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Remaria de Nossa Senhora da Conceição | Foto: ASCaE

MANAUS - Integrando a programação do Círio de Nossa Senhora da Conceição, realizado entre os dias 30 de outubro e 8 de dezembro, a Associação Santarena de Canoagem (ASCae), com apoio da Arquidiocese de Santarém e da Arquidiocese de Manaus, promovem a remaria, a peregrinação fluvial em caiaque duplo oceânicos, unindo 12 canoístas. 
 

Essa é a 6ª edição da remaria no Círio de Conceição, no entanto, é a primeira vez que o trajeto irá atravessar as águas de dois estados. Até então, o percurso era de apenas 3 km, nas águas de Santarém, no Oeste do Pará.



 
Momentos da missa de envio da Remaria, presidida por Dom Tadeu, bispo auxiliar de Manaus, contou com a participação de Pe. Sidney Canto e responsáveis pela festividade da padroeira de Santarém.

A foto abaixo, foi café da manhã e saída da Imagem Peregrina da Catedral de Manaus rumo há Santarém, neste domingo (13).


 
Agora, os atletas vão percorrer 2,117 km, saindo da escadaria do Porto de Manaus, no Amazonas, neste 13 de novembro as 10hs, revezando o trajeto em caiaques oceânicos duplos, até a Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Conceição em Santarém, no dia 19 de novembro, criando assim a maior peregrinação a remo do Brasil. 

 
A Remaria já era realizada no Círio de Nazaré, a peregrinação em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré, realizada em Belém do Pará. A ideia de promover um trajeto em Santarém surgiu a partir da participação de um técnico da canoagem de Santarém na Remaria de Nazaré, conduzindo a imagem peregrina no caiaque.
Ele e minha mãe, com quase 80 anos, que também acompanhou a peregrinação, sugeriram realizar isso na Romaria de Nossa Senhora da Conceição, aqui em Santarém", conta o coordenador da Remaria e conselheiro da ASCae, Jackson de Sousa. A primeira edição em Santarém aconteceu em 2015 e já integrou 15 mil participantes em uma única peregrinação. 


 
Além das carreatas, missas eucarísticas e badalar de sinos das igrejas, em cada arquidiocese serão ministradas palestras educativas pela Marinha do Brasil, com temas como a segurança na navegação amazônica, poluição do meio hídrico e escalpelamento, acidente comum entre as populações ribeirinhas, quando os cabelos prendem no motor aberto das embarcações e provocam graves lesões no couro cabeludo. 
 
Já o Corpo dos Bombeiros irá participar do circuito de palestras com momentos de prevenção sobre acidentes domésticos, cuidados no atendimento pré-hospitalar e cuidado com animais peçonhentos. A Ascae vai falar sobre águas urbanas e a canoagem enquanto modalidade esportiva e cultural. 
 
"Para a igreja católica será um importante momento, pois vamos unir duas províncias do estado do Amazonas e do Pará, sem contar as arquidioceses no percurso. Isso possibilita levarmos uma mensagem de esperança e fé, através da imagem peregrina de Nossa Senhora da Conceição por essas cidades", conta o coordenador.


 
De acordo com Miranda, a expectativa é que em três anos, o trajeto se transforme em uma ultramaratona de canoagem, valorizando o cenário esportivo da região. “Recebemos diversos pedidos de atletas de outras regiões do Brasil e de países da Europa. Nossa intenção é essa: que se torne uma prova internacional de canoagem, dividindo os percursos e integrando o bucolismo amazônico e sua cultura, com paisagens de tirar o fôlego, labirintos de árvores frondosas, rica em fauna e flora no maior rio do mundo”.
 
A Remaria vai passar pelos principais portos da região Amazônica, como a cidade de Óbidos, conhecida a mais portuguesa da Amazônia.



Na foto acima, memória de hoje podemos ver a chegada do Círio na primeira metade da década de 1970. O trajeto fazia a berlinda chegar pela rua Siqueira Campos até a frente da Catedral em Santarém-PA.






Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp