20/10/2022 às 13h24min - Atualizada em 20/10/2022 às 13h24min

Mais de 500 mulheres são atendidas pelo “Corujão do outubro Rosa”, em Óbidos | Portal Obidense

Todas as UBS’s da cidade ofertaram atendimentos médicos e exames no período noturno

Rodrigo Rodrigues e Érique Figueirêdo/ ASCOM - PMO
Portal Obidense

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Divulgação/ Vander Andrade/ ASCOM-PMO
ÓBIDOS - As mulheres obidenses atenderam ao chamado da campanha Outubro Rosa e compareceram às Unidades Básicas de Saúde dos bairros. A ação aconteceu na quarta-feira (19) em horário especial, como parte do projeto “Corujão”, que ofertou atendimentos e realizou exames das 18h às 22h.
 
A mudança no horário de atendimento foi uma estratégia adotada para beneficiar as mulheres que trabalharam durante o dia, e não tem como buscar pelos serviços no período normal de atendimento das unidades.

 
A ação, que integra a campanha de combate ao câncer de mama, mobilizou dezenas de profissionais da rede municipal de saúde, para atender a grande demanda.
 
A secretária de Saúde, Ana Elza Tavares, disse que a experiência foi positiva e será estudada a possibilidade de realizar novos atendimentos nesse horário.
 
“Ficamos surpresos com a grande procura nas nossas unidades de saúde, nessa primeira experiência do Corujão. E pelo movimento que nós tivemos, certamente realizaremos outras ações nesse horário”, ressaltou a titular da pasta.
 
As mulheres atendidas passaram por triagem (peso, temperatura e pressão arterial), exame de Glicemia Capilar, coleta de PCCU (exame preventivo do câncer de colo do útero), exame clínico das mamas, testes rápidos para ISt’s, vacinação e atendimento odontológico.
 
A dona de casa, Arenilda Paiva, recebeu atendimento na UBS Helena Ribeiro, no bairro São Francisco, e destacou a importância da Prefeitura disponibilizar os atendimentos em um horário acessível para todas as mulheres.
 
“Muitas mulheres não têm tempo para vir mais cedo, e esse horário ficou ótimo pra gente tá aqui todas presentes. Eu inclusive fiquei surpresa ao chegar aqui e ver todas essas mulheres, foi muito acertada essa medida”, disse.
 
O prefeito Jaime Silva, visitou todas as unidades e conversou com as mulheres que procuraram por atendimentos.
 
“Estamos buscando melhorar a saúde do município, o Corujão foi uma estratégia muito importante da Semsa para que as nossas mulheres fossem contempladas, principalmente para aquelas que trabalham durante o dia e não podem ir até às unidades. Ver o sorriso de cada mulher hoje aqui, nesta ação, nos dá a certeza de que estamos avançando e no caminho certo”, destacou.
 
Atendimentos
 
Segundo a Secretaria de Saúde, mais de 500 mulheres passaram por algum dos sete serviços disponibilizados no “Corujão” da campanha Outubro Rosa.
 
Coleta de PCCU: 175
Testagem rápida para IST’s: 102
Exame clinico das mamas: 178
Consulta médica: 105
Atendimento odontológico: 72
Pressão Arterial: 528
Temperatura: 528
Peso: 528


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp