20/10/2022 às 13h19min - Atualizada em 20/10/2022 às 13h19min

Saiba como evitar acidentes elétricos envolvendo secador e chapinha | Portal Obidense

A dupla faz parte da rotina de várias mulheres que não abrem mão de manter os fios sempre impecáveis. Uso incorreto dos aparelhos pode causar choques e incêndios

Da Redação
Portal Obidense

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Portal Obidense
PARÁ - O secador de cabelo e a chapinha fazem parte da rotina de beleza da maioria das mulheres. A praticidade de modelar os cabelos em casa abriu o mercado para que as empresas especializadas desenvolvessem aparelhos portáteis, práticos, especialmente voltados para o uso doméstico. Por se tratar de um item que transforma energia em calor é necessário algum cuidado para evitar acidentes e choques elétricos.
 
Segundo os dados da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (ABRACOPEL), no ano de 2021 foram registrados seis acidentes causados por secador ou chapinha. O principal risco são os de incêndio e choques. Para garantir um bom uso desses aparelhos é preciso estar atento ao estado de conservação do secador.

 
A Equatorial Energia separou algumas orientações importantes na hora de utilizar o aparelho. De acordo com o Técnico em Eletrotécnica Estácio Oliveira, é fundamental saber qual a voltagem do secador ou chapinha, em seguida checar a fiação do local escolhido para ser ligado. “ Veja se há o selo do Inmetro, se a voltagem da casa é a compatível com a do aparelho e observe a presença de fios soltos ou desencapados”, explicou.
 
Caso o secador esteja com peças danificadas, fios à mostra, o ideal é levar até uma assistência técnica autorizadas, pois podem causar curtos-circuitos. Outro ponto relevante é não colocar a chapinha ou secador em cima de toalhas e tecidos úmidos ou molhados.
 
Água x eletricidade
É muito comum esses tipos de aparelhos serem utilizados no banheiro, devido à boa iluminação e praticidade, mas pode ser um momento perigoso para ligar tanto secadores quanto barbeador elétrico e chapinha. “A água é um ótimo condutor de corrente elétrica e ao sair do banho e logo usar o secador, o corpo ainda molhado conduz energia é aí que o acidente acontece”, frisa Samara Lima, Técnica em Segurança da Equatorial Pará.
 
Orientações

•       Jamais use aparelhos elétricos durante o banho.

•       Não esqueça os equipamentos ligados e só guarde quando já estiverem frios

•       Evite manusear os aparelhos estando descalços, opte por usar sapatos com solado de borracha ou de plástico.

•       Cuidado com os equipamentos em mau estado de conservação, eles podem, podem causar choque e curto-circuito.

•       Sempre desligue os equipamentos quando for limpar ou guardar.

•       Certifique-se que as tomadas estão adequadas à rede elétrica.

•       Nunca utilize chapinhas e secador de cabelo no banheiro ou próximo a ambientes com água.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp