20/07/2022 às 09h47min - Atualizada em 20/07/2022 às 09h47min

Câmara aprova moção de louvor a equipe de enfermagem que denunciou médico por estupro no Rio | Portal Obidense

Câmara aprova moção de louvor a equipe de enfermagem que denunciou médico por estupro no rio.

Antonio Vital, Marcello Larcher
Da Rádio Câmara

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Imagem da Internet
BRASÍLIA - A Câmara dos Deputados aprovou moção de louvor aos profissionais de enfermagem do Hospital da Mulher do Rio de Janeiro que reuniram provas e denunciaram o estupro cometido pelo médico anestesista Giovanni Quintella Bezerra durante um parto.
 
A equipe de enfermagem desconfiava dos procedimentos pouco usuais do médico durante as cesarianas e conseguiu registrar o estupro da paciente ao posicionar um celular na área que o anestesista mantinha isolada durante o procedimento.

 
Graças à iniciativa, o médico foi preso em flagrante e a polícia apura se ele cometeu outros crimes parecidos.
 
Além da moção de louvor, a equipe de enfermagem responsável pela denúncia também recebeu um voto de aplauso do Congresso Nacional, a pedido da deputada Soraya Santos (PL-RJ).
 
Na Câmara, a moção de louvor foi pedida pela deputada Carmen Zanotto (Cidadania-SC). Ela disse que a atitude da equipe deve servir de exemplo.
 
"Pasmem as senhoras e os senhores: no estado do Rio de Janeiro aconteceram, no período de 2015 a 2021, 177 estupros nos serviços de saúde, um a cada 14 dias. Nós precisamos motivar os profissionais que tomam conhecimento, que façam as denúncias. Por isso essa moção de louvor à equipe do hospital como um exemplo."
 
A deputada Erika Kokay (PT-DF) destacou a coragem da atuação da categoria, e não apenas neste caso.
 
"Essa casa não pode se calar frente a isso. Mas, fundamentalmente, se calar em não expressar a nossa gratidão, gratidão pelos profissionais de enfermagem que decidiram colocar a nu este tipo de crime, com muita coragem. Que, aliás, a coragem é o que caracteriza os profissionais de enfermagem."
 
No Plenário da Câmara, a moção de louvor foi aprovada em votação simbólica, sem qualquer voto contrário.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp