16/12/2023 às 08h18min - Atualizada em 16/12/2023 às 08h18min

STF ordena a primeira execução de pena de um condenado do 8/1

Matheus Lima de Carvalho Lázaro foi condenado a 17 anos de prisão

Da Redação
Pleno News

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Manifestantes invadem Congresso, STF e Palácio do Planalto em 8 de janeiro de 2023 Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

BRASIL - O Supremo Tribunal Federal (STF) emitiu a ordem de execução da pena para Matheus Lima de Carvalho Lázaro, 24 anos, condenado a 17 anos de prisão por participação nos atos do 8 de janeiro.

A decisão do STF considerou o trânsito em julgado do caso, indicando a impossibilidade de recursos adicionais.

Matheus Lázaro faz parte do grupo de 30 réus condenados até o momento pela Suprema Corte em relação às manifestações ocorridas na Praça dos Três Poderes, em Brasília. As penas atribuídas aos envolvidos variam entre 3 e 17 anos de prisão.

O condenado é natural de Apucarana, norte do Paraná, e está detido preventivamente desde o dia da manifestação, quando tentava deixar o Congresso Nacional portando um canivete. As investigações revelaram mensagens em seu celular onde ele incitava a necessidade de “quebrar tudo, fazer uma guerra, tomar o poder”, aguardando a intervenção do Exército. Além disso, Matheus transmitiu ao vivo a invasão.

As condenações contra ele incluem acusações como golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, associação criminosa armada, além de danos ao patrimônio da União e deterioração de patrimônio tombado, acompanhados de grave ameaça com uso de substância inflamável, resultando em considerável prejuízo. 

 

Portal Obidense  Publicidade 790x90


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp