15/11/2023 às 07h54min - Atualizada em 15/11/2023 às 07h54min

Supertempestade solar em 2024 pode desligar internet por meses

Partículas podem mexer com o campo magnético do planeta, prejudicando internet, satélites e eletricidade

Da Redação
Pleno News

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Sistema solar (Imagem ilustrativa) Foto: WikiImages | Pixabay

MUNDO - Em 2024, uma supertempestade solar pode prejudicar o acesso a web em todo o mundo, provocando uma espécie de “apocalipse da internet” que pode durar meses. É o que aponta o professor da Universidade George Mason, Peter Becker, especialista em criar sistemas de alerta sobre atividades solares prejudiciais.

Estudos inicialmente apontavam que a supertempestade solar intitulada Ciclo Solar 25 ocorreria em 2025, entretanto, o Centro de Previsão do Clima Espacial do Escritório Nacional de Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA) crê que ela ocorrerá já em 2024.

De acordo com declaração de Peter Becker cedida ao site Insider Paper, a “Internet atingiu a maioridade numa época em que o sol estava relativamente calmo e agora está entrando numa época mais ativa”. Ele observa que essa é a primeira vez em que o aumento da atividade solar convergiu com o crescimento da dependência da internet pelos seres humanos.

Becker explica que a ejeção da massa coronal do Sol provocada pelo fenômeno pode ser levada a outra direção no espaço, e que só saberemos se ela virá de encontro à Terra entre 18h e 24h antes.

Caso atinjam nosso planeta, essas partículas vão mexer com o campo magnético do planeta, prejudicando a internet, satélites, eletricidade, e cabos de fibra ótica.

A previsão é de que os reparos podem levar meses para serem concluídos.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp