01/11/2023 às 00h25min - Atualizada em 01/11/2023 às 00h25min

Estrangeiros deixam a Faixa de Gaza pela 1ª vez desde o início da guerra

Cerca de 500 pessoas foram autorizadas a sair de Gaza e entrar no Egito. No entanto, brasileiros não estão na lista

Da Redação
Correio Braziliense

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Pessoas atravessam um portão para entrar na passagem de fronteira de Rafah para o Egito, no sul da Faixa de Gaza, em 1º de novembro de 2023 - Foto: MOHAMMED ABED / AFP

MUNDO - Os primeiros estrangeiros autorizados a deixar a Faixa de Gaza começaram a sair da região nesta quarta-feira (1º/10). Desde o início do conflito entre o grupo fundamentalista islâmico Hamas e Israel, em 7 de outubro, esta é a primeira vez que há autorização para quem deseja sair de Gaza use a passagem de Rafah, fronteira com o Egito.

De acordo com a agência France-Press, Cairo autorizou a passagem de 450 estrangeiros e 90 feridos. No entanto, nenhum brasileiro está na lista. Não há informações sobre por quanto tempo a passagem ficará aberta. Nesta quarta, os correspondentes da AFP na região registraram o momento em que as pessoas começaram a passar pela passagem, incluindo várias ambulâncias.

A passagem já estava sendo utilizada para a entrega de ajuda humanitária na região. Cerca de 30 brasileiros estão na Faixa de Gaza e querem ser repatriados para o Brasil. Um avião brasileiro aguarda a liberação deles no Egito para trazê-los para o país.

A abertura da passagem ocorre em um momento em que Gaza passa por mais um corte nas telecomunicações. De acordo com a operadora de telecomunicações palestina Paltel, as conexões de internet e telefone foram cortadas nesta quarta-feira na Faixa de Gaza. 

Desde o início do conflito, segundo o Ministério da Saúde em Gaza, 8.306 pessoas foram mortas, incluindo 3.457 crianças, 2.136 mulheres e 480 idosos, e mais de 21.048 ficaram feridos. Em Israel, 
morreram 1.400 israelitas e cidadãos estrangeiros, segundo as autoridades israelitas, a grande maioria em 7 de Outubro. 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp