19/10/2023 às 11h32min - Atualizada em 19/10/2023 às 11h32min

Em acordo com o CNJ, Appio desiste de reassumir Lava Jato

Juiz admitiu que sua conduta foi imprópria no comando da 13ª Vara Federal Criminal de Curitiba

Da Redação
Pleno News

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Juiz Federal Eduardo Appio Foto: Divulgação/JFPR

BRASIL - O juiz Eduardo Fernando Appio assinou um acordo com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), nesta quarta-feira (18), no qual admitiu que sua conduta foi imprópria no comando da 13ª Vara Federal Criminal de Curitiba, a responsável pelos casos da Operação Lava Jato.

Crítico declarado dos métodos da operação, Appio assumiu os processos remanescentes da Lava Jato em fevereiro, mas logo foi afastado do cargo por suspeita de tentar investigar informalmente um desembargador do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) próximo do ex-juiz Sergio Moro.

Com o acordo, o juiz desiste de reassumir o que restou da Lava Jato. Ao jornal O Estado de São Paulo, Appio informou que não reconheceu culpa no caso e que pedirá remoção para outra vara “menos polêmica”. A expectativa é que o processo administrativo seja encerrado assim que ele for transferido, o que depende dos trâmites no TRF-4.

Na prática, ao admitir “conduta imprópria”, Appio assume a responsabilidade por um desvio genérico, mas não reconhece uma falta administrativa específica ou a autoria da ligação ao filho do desembargador Mauro Malucelli. O telefonema foi o ponto de partida da apuração contra o juiz no CNJ.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp