28/09/2023 às 08h59min - Atualizada em 28/09/2023 às 08h59min

Desaprovação do governo Lula chega a 45%, maior índice desde o início do ano

O percentual de desaprovação reflete uma tendência de alta observada desde a comparação entre os dois primeiros levantamentos, em janeiro e abril deste ano.

Da Redação
Gazeta do Povo

Portal Obidense  Publicidade 790x90

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT)| Foto: reprodução/Canal Gov.br

BRASIL - De acordo com uma pesquisa do PoderData, o governo Lula já é desaprovado por 45% dos brasileiros. O índice representa um empate técnico com o percentual dos que aprovam o governo (48%), já que a margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais. Além disso, a diferença entre os dois marcadores é a menor registrada desde o início do terceiro mandato do petista. 

O percentual de desaprovação reflete uma tendência de alta observada desde a comparação entre os dois primeiros levantamentos, em janeiro e abril deste ano, quando Lula teve, respectivamente, 39% e 41% de desaprovação. 

Por outro lado, a aprovação do governo tem oscilado pouco, porém, chegou ao menor nível este mês. A avaliação positiva do governo saiu de 52% em janeiro para 49% em abril. Voltou a subir em junho, com 51%, e caiu para 48% em setembro. 

Em janeiro, a distância entre a avaliação positiva e a negativa do governo era de 13 pontos percentuais, bem diferente dos 3 pontos registrados neste último levantamento. 

A pesquisa foi realizada de 24 a 26 de setembro por meio de ligações para celulares e telefones fixos. Foram feitas 2.500 entrevistas em 212 municípios nas 27 unidades da federação. 

Ainda, segundo os dados coletados, o governo petista é melhor avaliado entre os jovens (58%), idosos (56%), pessoas com ensino fundamental (56%) e católicos (57%). 

A taxa de desaprovação é maior entre adultos de 25 a 44 anos (53%) e evangélicos (64%). 

O petista também mantém melhores índices de avaliação nas regiões Nordeste (53%) e Sudeste (51%), perdendo nas regiões Sul (32%), Centro-Oeste (43%) e Norte (48%). 

Os percentuais de “bom ou ótimo”  e “ruim ou péssimo” também apresentaram empate técnico. Com a mesma tendência de alta para avaliação negativa e queda da avaliação negativa, os marcadores registraram, respectivamente, 36% e 35%. 

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp