27/09/2023 às 09h17min - Atualizada em 27/09/2023 às 09h17min

STF vai julgar se WhatsApp pode ser suspenso pela Justiça

Análise contempla dispositivos do Marco Civil da Internet.

Da Redação
Conexão Politica

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Foto: Reprodução/Internet

BRASIL - A pedido do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, a análise sobre a possibilidade de suspensão dos serviços de mensagem, como o WhatsApp, por descumprimento de ordens judiciais, voltará à pauta.

Ainda sem data marcada, a discussão será retomada em sessão presencial, interrompendo o julgamento virtual que tinha previsão de encerramento na sexta-feira (29).

A ação foi inicialmente proposta em 2016 pelo antigo Partido da República, que hoje é o Partido Liberal (PL). O objetivo é debater dispositivos do Marco Civil da Internet, buscando a inconstitucionalidade da penalidade de suspensão temporária de aplicativos de mensagens.

Entre os dispositivos em análise, destaca-se o parágrafo que determina que o acesso ao conteúdo de comunicações privadas só pode ocorrer com autorização judicial. Além disso, a discussão contempla medidas como a suspensão temporária e a proibição do exercício de atividades de empresas que violem a legislação e os direitos individuais à privacidade.

Trechos do Marco Civil da Internet têm sido usados como fundamentação para decisões judiciais que autorizaram o acesso a diversos conteúdos, como conversas de mensagens, além de emissão de ordens de suspensão do WhatsApp em todo o território nacional.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp